Com o tema “Diversidade em Diálogos Permanentes”, o CAU Brasil promoverá em São Luís (Maranhão), cidade considerada pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade, no dia 13 de junho de 2023, o II Seminário de Patrimônio Histórico. O encontro vai discutir a formação de uma Câmara Temática de Patrimônio no CAU Brasil.
O evento marca a participação do CAU na 9ª edição do Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico Brasil (FIPA) – Portugal 2023 que acontecerá, com a mesma temática, na capital maranhense entre os dias 14 e 16. A iniciativa é realizada em parceria com o CAU Maranhão e tem o apoio do FIPA e da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís – FUMPH.
Local: Convento das Mercês (Rua da Palma, 502 – Desterro. Horário: 8h30 às 17h30. Não haverá transmissão simultânea.
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER PARA PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL

Veja abaixo a programação do Seminário:
8h30: Credenciamento
9h – 9h30: Mesa de Abertura
Presidente IPHAN
Palestrante Presidente Ordem dos Arquitetos Portugueses
Presidente CAU Brasil
Presidente CAU/MA
Conselheiro Federal pelo CAU/MA
Coordenação FIPA Brasil
Coordenação FIPA Portugal
9h30 – 12h: Mesa 01 – Mesa 01 – Perspectivas para a preservação do patrimônio cultural no Brasil: acervos arquitetônicos
Ementa: Promover um debate acerca da salvaguarda de bens patrimoniais considerando conjuntos urbanos, edificações, sítios e acervos de valor arquitetônico, suas possibilidades de modo a contribuir para com o alcance do 11o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, Cidades e comunidades sustentáveis, com foco no ODS 11.4: Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo. Esta Mesa terá exposição e debate sobre práticas de preservação do patrimônio cultural brasileiro, no âmbito da Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em na ação interinstitucional de proteção dos Acervos Documentais.
Palestrante – Rui Lourido
Palestrante – Alcília Afonso
Palestrante – Grete Pflueger
Debatedor – Filipe Contier
Mediador – Ricardo Soares Mascarello
14h – 16h30: Mesa 2 – Atuação profissional em Patrimônio e a assistência técnica
Ementa: Mesa terá exposição e debate sobre práticas de preservação do patrimônio cultural brasileiro, no âmbito da Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em na ação interinstitucional da promoção da Assistência Técnica para as intervenções no ambiente construído em bens culturais acautelados e da atuação profissional.
Palestrante – Andrey Shlee
Palestrante – Marcio Coelho de Carvalho
Palestrante – Rui Leão
Palestrante – Luiza Madeiro
Debatedor – Danilo Matoso
Mediador – Cristina Barreiros
16h – 16h30: Objetivos da Câmara Temática de Patrimônio do CAU Brasil
17h – 17h30: Encerramento
9 FIPA
O tema geral escolhido para da 9a. edição do FIPA enseja uma abordagem ampla do patrimônio arquitetônico que, local e global, seja capaz de suprir demandas atuais – sustentáveis, pois – referentes à sua valorização, construção e salvaguarda. Através de boas práticas buscamos mobilizar os recursos no campo da arquitetura em sintonia com o patrimônio cultural, suas misturas e identidades, suas possibilidades e limites, em diálogo com as comunidades técnica, científica e institucional.
Serão quatro os eixos temáticos:
1. AÇÕES DE CONSERVAÇÃO E SALVAGUARDA EM UM PATRIMÔNIO COMUM (contempla os trabalhos que aportam conhecimento técnico especializado para a conservação e salvaguarda de determinados bens culturais)
2. BOAS PRÁTICAS: PROJETOS DE REABILITAÇÃO/CONSERVAÇÃO e SALVAGUARDA PARA UMA CIDADE SUSTENTÁVEL E SEGURA (contempla os trabalhos já realizados, ou em curso, de intervenções diretas no Patrimônio Cultural)
3. DO MATERIAL AO IMATERIAL: POVOS QUE SE UNEM (contempla os trabalhos que consideram a ampliação do conceito de Patrimônio Cultural e o desafio de sua preservação e salvaguarda na atualidade)
4. OS DIÁLOGOS E AS INFLUÊNCIAS MÚLTIPLAS EM TORNO DA ARQUITETURA (contempla os trabalhos que consideram a existência de um Patrimônio Cultural comum e suas relações, desdobramentos, convergências e divergências)
No primeiro dia do Fórum, 14 de junho, a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, participará da mesa de abertura. Além disso, conselheiros federais participarão de mesas de debates para discutir o patrimônio cultural no país e a atuação profissional em patrimônio e a assistência técnica.
O Fórum conta com a organização das seguintes Instituições de ensino:
– Faculdades de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão
– UEMA, Universidade Federal do Maranhão ,
– Unidade de Ensino Superior Dom Bosco,
– Universidade de Aveiro/PT,
– Instituto dos Arquitetos do Brasil IAB
Apoio:
– Conselho de Arquitetura CAU/MA ,DPA, APRUPP , Rota do Românico PT, República Portuguesa/Cultura .