PARCERIAS

CAU Brasil recebe visita de arquitetos de Conselho e organização da Espanha

Com o objetivo de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) e ações que envolvem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ODS) um grupo de arquitetos e urbanistas da Espanha se reuniu com representantes do Conselho na tarde desta terça-feira, dia 26 de setembro, em Brasília.

 

 

Estiveram presentes no encontro o conselheiro federal do CAU Brasil, Fabricio Lopes Santos, e o assessor da presidência Antonio Couto Nunes, e, ainda, representantes do Office of Architecture in Barcelona (OAB) e da organização não governamental Fundesplai, ambas da Espanha.

 

Na ocasião, os representantes do CAU Brasil agradeceram a visita e contextualizaram o trabalho do CAU Brasil que finaliza esta gestão, mas certificaram que diversas ações do Conselho seguem com um plano estratégico de continuidade em prol dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

 

Eles destacaram iniciativas que foram lançadas recentemente como, por exemplo, o Portal de Internacionalização que incluí uma versão em espanhol e visa divulgar vantagens competitivas da arquitetura brasileira no mercado internacional e o recente termo aditivo de execução parcial assinado com o Conselho Superior dos Colégios de Arquitetura da Espanha (CSCAE), que permite dentre outras atividades, a oferta de cursos de educação continuada nos portais específicos de cada instituição, apoio em programas de editais conjuntos e inciativas de pesquisas. Leia mais.

 

Núria Ayala, diretora de projetos da OAB

 

Núria Ayala, da OAB, explicou que a instituição desenvolve projetos há mais de 50 anos na Europa e no Brasil está presente com ações tendo como pilar a educação e formação profissional. Ela também mostrou todo o projeto arquitetônico de expansão do prédio da Fundesplai, em Barcelona.

 

Um dos projetos desenvolvidos pela Fundesplai é o “Demà Jove”, uma iniciativa de formação profissional e ocupacional que promove a inserção de jovens desempregados ou com dificuldades de acesso ao mercado de trabalho. A organização não governamental apresenta, gerencia e coordena toda a proposta do projeto e, portanto, a organização contratante apenas tem que coordenar o cumprimento com os requisitos estabelecidos.

 

Visando esse intercâmbio de informações e aproximação de instituições, os representantes do CAU Brasil falaram sobre o CAU Educa, projeto que teve origem em 2018 e que definiu um programa de educação continuada a longo prazo para construção de uma consciência ambiental no ensino fundamental. E, também sobre o trabalho contínuo realizado pelo Conselho em relação a implementação da Lei nº 11.888/2008, que prevê a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

 

Antonio Couto Nunes durante reunião

 

Foram distribuídos materiais para os participantes da reunião como o Caderno CAU Educa, publicação que reúne práticas propositivas de educação urbana e ambiental para professores do ensino infantil, fundamental e médio aplicarem em sala de aula  e panfletos sobre ATHIS e conteúdos que envolvem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ODS).

 

 

UIA 2026

 

Durante o encontro, os representantes do CAU Brasil mencionaram a participação do Conselho na última edição do Congresso Mundial de Arquitetos da União Internacional dos Arquitetos – UIA, realizada em Copenhagen, e o Projeto Amazônia 2040 que tem o objetivo de tornar a arquitetura mais sustentável, econômica e acessível, reforçando-a como ferramenta central para alcance dos 17 ODS da ONU.

 

 

Com o lema “Um hoje, um amanhã”, Barcelona será a primeira cidade a sediar duas vezes o UIA. O evento será realizado entre os dias 28 de junho e 02 de julho de 2026 e irá analisar a relação da cidade com a sua arquitetura para discutir um futuro viável e sustentável.

MAIS SOBRE: PARCERIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PARCERIAS

CAU/BR e ABD planejam colaboração e cooperação entre as categorias

PARCERIAS

CAU/BR aponta medidas para impulsionar a igualdade de gênero no setor da construção

PARCERIAS

Mais benefícios ! CAU Brasil abre edital para oferta de Formação Continuada em condições comerciais diferenciadas

PARCERIAS

Mais benefícios para arquitetos e urbanistas: lançado edital para empresas oferecerem descontos na compra de hardware

Pular para o conteúdo