
O Programa Mais Arquitetos do CAU Brasil foi apresentado no dia 19 de maio em Madri durante o Global Architecture Exchanges (GAE). O evento é promovido pelo Royal Institute of British Architects (RIBA ) e acontece paralelamente ao Fórum Internacional Ativação da Moradia Econômica – Removendo Barreiras (Affordable Housing Activation (AHA), realizado pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). Antes mesmo da exposição do case brasileiro, a comitiva do CAU Brasil, formada pela conselheira Ana Cristina Barreiros, pelo conselheiro Jeferson Dantas Navolar e pelo assessor especial da presidência, Antonio Couto Nunes, fez contatos importantes para divulgar a arquitetura do Brasil e as ações promovidas pelos arquitetos brasileiros.
O Programa Mais Arquitetos concentra uma série de ações estratégicas realizadas desde 2021 para promover e divulgar iniciativas práticas de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS). Fazem parte da agenda a campanha de disseminação da ATHIS com suporte de influenciadores digitais, a criação de um espaço virtual dirigido a todos os públicos interessados (o portal caubr.gov.br/moradiadigna) e o Edital de Fomento que vem permitindo a realização de ações práticas em todas as regiões do país.
Além do case brasileiro, também fizeram parte do conjunto experiências visibilizadas pelo GAE/RIBA ações realizadas na China, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul, Irlanda e Reino Unido.
Assista ao vídeo da apresentação no 2022 Global Architecture Exchanges: Affordable Housing – Mismatch
Ao longo de três dias (18, 19 e 20 de maio) AHA também oportunizou o intercâmbio entre as entidades representativas dos profissionais da arquitetura e urbanismo ao redor do mundo. Aproveitando este espaço privilegiado, a comitiva do CAU Brasil realizou uma série de diálogos e aproximações estratégicas para a projeção da arquitetura e dos arquitetos brasileiros em nível internacional.
Um dos resultados destas aproximações foi a renovação simbólica do convênio de colaboração com o Conselho Superior de Colegios de Arquitectos de España (CSCAE). O acordo fomenta o trabalho conjunto das duas organizações em questões de interesse comum para o exercício da profissão, defesa e difusão da Arquitetura e Urbanismo foi assinado pela primeira vez há oito anos, em 2014.
O CAU Brasil também aproveitou a oportunidade para convidar as organizações reunidas em torno do AHA, como a própria UIA, o CSCAE e a Federação Panamericana de Arquitetos (FPAA) para o II Fórum Internacional de Conselhos, Ordens e Entidades de Arquitetura e Urbanismo. O evento acontece entre os dias 21 e 23 de julho e trata especificamente da formalização da mobilidade de profissionais da Arquitetura e Urbanismo entre os países lusófonos e pan-americanos, tendo em vista os acordos internacionais assinados pelo Brasil (CIAM e CPLP) e outros convênios institucionais firmados pelo CAU Brasil com esta perspectiva.
Confira os temas que o CAU Brasil já abordou no Global Architecture Exchanges:
2020 – Arquitetura Circular
2021 – Mudanças climáticas e sustentabilidade