ASSESSORIA PARLAMENTAR

CAU Brasil renova acordo de parceria com Escritório de Projetos das Nações Unidas

José Luis Cortés, Nadia Somekh, Cláudia Valenzuela,  Camila Leal, Daniela Sarmento e Jeferson Navolar

 

O CAU Brasil renovou sua parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS). Memorando de entendimento foi assinado pela presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, e pela diretora do UNOPS no Brasil, Claudia Valenzuela, e contou com a presença do presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA), José Luis Cortés. Novo acordo, válido até 2023, tem foco em atividades para a promoção de gênero, diversidade e inclusão.

 

“Estamos reafirmando a nossa decisão de trabalhar conjuntamente para melhorar a vida da população. Porque esse é, afinal, o objetivo dos serviços de Arquitetura e Urbanismo”, afirmou Nadia Somekh. Nos últimos cinco anos, a cooperação entre as duas instituições rendeu várias ações conjuntas, como o II Ciclo de Debates Cidades Inclusivas para Mulheres. Veja mais mais aqui.

 

“Nós estamos travalhando bastante. Vamos continuar fazendo muitas coisas bonitas em termos de conteúdo”, afirmou Claudia Valenzuela. “precisamos considerar todas as interseccionalidades que afetam a vida das pessoas. Nossas instituições estão caminhando juntas neste objetivo”.

 

Da esquerda para direita: Coordenador da Comissão de Relações Institucionais (CRI) do CAU Brasil, Jeferson Navolar; vice-presidente do CAU Brasil, Daniela Sarmento; presidente da UIA, José Luis Cortés; presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh; diretora do UNOPS no Brasil, Claudia Valenzuela; e a coordenadora-adjunta da Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade (CTRED) do CAU Brasil, Camila Leal

 

Entre as ações de cooperação previstas, estão o compartilhamento de expertises técnicas em áreas como compras sustentáveis e gestão de fundos, além da promoção de boas práticas de incentivo à sustentabilidade em projetos de infraestrutura.

 

O UNOPS também será parceiro nas comemorações do Dia da Mulher Arquiteta e Urbanista, que será comemorado no dia dia 31 de julho. Outra ação prevista é a divulgação do Parque para Todos e para Todas, documento da UNOPS que traz sugestões para a implantação e melhorias de parques urbanos pela perspectiva de gênero.

 

O presidente da UIA, José Luis Cortes, destacou a importância das mulheres no debate arquitetônico. “O tema da Saúde na Arquitetura está muito ligado à atuação das mulheres. Na maioria dos casos, são as mães que podem ajudar na prevenção das doenças dentro de casa”, afirmou.

 

Nadia Somekh e Claudia Valenzuela assinam acordo entre CAU Brasil e UNOPS

 

Também participaram da cerimônia a vice-presidente do CAU Brasil, Daniela Sarmento; o coordenador da Comissão de Relações Institucionais (CRI) do CAU Brasil; e Camila Leal, integrante da Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade (CTRED) do CAU Brasil.

 

Criado em 1974 como parte do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o UNOPS tornou-se uma organização independente em 1995. O Escritório presta serviços de gestão de projetos, contratações públicas e infraestrutura física a diversos governos e serve como braço operacional da ONU em ações de assistência técnica e ajuda humanitária.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo