Clipping

CAU e IPEA abrem Seminário “Melhorias Habitacionais da Saúde do Habitat à Economia Popular” em Brasília

12b858e8ad47de814be52e3c5c48cdf3.jpeg (640×158)

 

Edição de 26 de Outubro de 2023. 

 

Edição #16893 

 

Brasília, 26 de Outubro de 2023. 

 

DESTAQUES 

 

CAU/BR: CAU e IPEA abrem Seminário “Melhorias Habitacionais da Saúde do Habitat à Economia Popular” em Brasília

O evento, realizado na sede II da CEF, em Brasília, celebra parceria entre as insituições para estudar o problema das  25 milhões moradias precárias do país. Integração de recursos e políticas de melhorias habitacionais foi o foco. Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil, abriu o evento, juntamente com Claudio Amitrano, representando a presidente do Instituto, Luciana Serra.

 

CAU/BR: Justificativa de ausência nas eleições do CAU 2023 pode ser feita até 31 de dezembro 

Profissionais de arquitetura e urbanismo que não votaram nas Eleições 2023 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil), realizada nos dias 16 e 17 de outubro, poderão justificar ausência pelo Sistema de Informação e Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU) até o dia 31 de dezembro. Não serão exigidos atestados, declarações ou qualquer documento para efetuar a justificativa. 

 

CAU/BR: Seminário de Melhorias Habitacionais do IPEA destaca projetos de moradia digna patrocinados pelo Edital de ATHIS do CAU Brasil 

O “Seminário Melhorias Habitacionais – Da Saúde do Habitat à Economia Popular”, promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em parceria com o CAU Brasil, apresentou experiências inspiradoras de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) que podem moldar o futuro das políticas habitacionais. Principais ações foram patrocinadas pelo Edital de ATHIS do CAU Brasil. 

 

CBIC: Ministério das Cidades altera processo de habilitação do MCMV Entidades 

A medida altera dispositivos do processo de habilitação do MCMV Rural e do MCMV Entidades. Também estabelece as datas do calendário de apresentação e seleção de propostas do MCMV-Entidades do exercício de 2023, dentre outras alterações. A Portaria entra em vigor 7 dias após a data de sua publicação. 

 

ArchDaily: Novo PAC: Iphan selecionará até 100 novos projetos de preservação do Patrimônio Cultural 

O Iphan lançou um chamamento público no início do mês no âmbito do Novo PAC para selecionar até 100 projetos de arquitetura e engenharia visando à preservação do Patrimônio Cultural do Brasil. As inscrições estão abertas até 10 de novembro de 2023, realizadas pela plataforma TransfereGov. 

 

CAU DIVERSOS 

 

CAU/BA: Conselho libera área no SICCAU para justificativa de ausência nas eleições. Veja o tutorial 

Os arquitetos e urbanistas que não votaram nas eleições do CAU 2023, realizadas em 16 e 17 de outubro, deverão justificar sua ausência pelo SICCAU, até 31 de dezembro de 2023. Não serão exigidos atestados, declarações ou qualquer documento para efetuar a justificativa.

Publicado também no CAU/GO, CAU/MG, CAU/RJ, CAU/RS, CAU/SP. 

  

CAU/DF: Seminário “O Povo, sua Casa, sua Cidade” discutiu habitação e reforma urbana 

Nos dias 23 e 24 de outubro, Brasília sediou o Seminário “O Povo, Sua Casa, Sua Cidade: 60 anos de luta por Habitação e Reforma Urbana”. A abertura do evento ocorreu no auditório Jayme Golubov da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) e contou com a participação da presidente do CAU/DF, arq. urb. Mônica Blanco. 

 

CAU/DF: CAU/DF tem participação especial na Semanarq da Universidade Católica 

A Semana da Arquitetura – Semanarq da Universidade Católica de Brasília (UCB) começou nesta terça-feira (24/10), sob o tema “Latinidades”.   

 

CAU/MS: Comissão de Ensino e Formação do CAU/MS lança 3ª edição de premiação acadêmica 

As inscrições estarão abertas entre o dia 1º e 20 de dezembro. A 3ª edição do Concurso de Trabalhos Finais de Graduação das Instituições de Ensino Superior de Arquitetura e Urbanismo de MS, com o objetivo de valorizar a profissão e o egresso de arquitetura e urbanismo, além de promover a discussão da qualidade do ensino. 

 

CAU/RJ: 2ª Imersão Solare desafia participantes a projetar cozinha comunitária em prédio preservado 

Cerca de 30 estudantes e recém-formados, de oito instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro, vão desenvolver um estudo projetual utilizando softwares livres, na sede do Conselho. Nesta edição, o desafio é elaborar o projeto de um edifício comunitário, incluindo uma cozinha comunitária, e dar novos usos a um prédio de dois pavimentos que pertence à Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac) da Cruz Vermelha. 

 

CAU/RO: Lançamento VI Prêmio TCC 

O objetivo do evento é valorizar e divulgar a produção acadêmica com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino nas escolas de Arquitetura e Urbanismo do Estado e aproximar os novos arquitetos tanto do mercado de trabalho quanto do Conselho e das Entidades correlatas. 

 

CAU/RS: CAU/RS em defesa do patrimônio e dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo 

Conquista inédita: impugnação de edital de Farroupilha foi acatada com uso de decisão do STJ e da Carta de Santa Maria. 

 

CAU/SP: Arquivo Público do Estado de SP lança revista com foco em acervos de Arquitetura 

A edição #15 da Revista inclui “sete artigos e três relatos de experiências sobre os desafios da gestão arquivística e as possibilidades de uso desses documentos, além da tradução inédita do capítulo sobre quadro de arranjo do Guia de tratamento de documentos de arquitetura do ICA”, entre outros assuntos. 

 

CAU/SP: Em ação inédita, Comissão de Ética do CAU/SP julga processos em primeira instância 

Os primeiros julgamentos realizados em primeira instância pela Comissão de Ética e Disciplina do CAU/SP ocorreram no último dia 17/10. Foram sete julgamentos, que resultaram em quatro arquivamentos e três sanções de advertência aplicadas. 

 

CAU/SP: Reunião plenária programada para 26/10 destaca chamada pública para cursos de capacitação e orçamento de 2024 

Por meio desta chamada pública, o Conselho selecionou Organizações da Sociedade Civil (OSC) para firmar parceria, por meio de Termo de Fomento, para a realização de projetos de fomento a práticas em Arquitetura e Urbanismo. Foram classificadas 16 propostas divididas em três lotes: capacitação em normas, cursos de tecnologia e inovação, e planejamento e orçamento de obras. 

 

ENTIDADES 

 

CBIC: Ministério das Cidades institui programa Prospera Cidades 

O Programa funcionará a partir de uma atuação conjunta entre o Comitê Interno de Governança (CIGov), a Assessoria Especial de Controle Interno e as instâncias internas responsáveis pelas funções de integridade.

 

ESPECIALIZADOS 

 

ArchDaily: A relação entre a água e a arquitetura na Bienal das Amazônias: entrevista com Juliana Godoy 

A primeira Bienal das Amazônias explora as conexões entre as águas e a vida na região amazônica, apresentando obras de 120 artistas de países amazônicos. Com o título “Bubuia: Águas como Fonte de Imaginações e Desejos” e curadoria de Keyna Eleison e Vânia Leal, a exposição está em exibição em Belém. 

 

ArchDaily: Inovações e o potencial dos painéis de CPC na descarbonização da construção civil: entrevista com Josef Kurath 

Os painéis de concreto CPC são resultado da tecnologia de “concreto protendido com carbono”, que teve sua origem em um extenso projeto de pesquisa realizado em colaboração entre a Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique (ZHAW) e a empresa Silidur AG, sediada em Andelfingen.   

 

Casa Vogue: 7 cidades monocromáticas estonteantes ao redor do mundo 

Da “Cidade Azul” de Marrocos, El Aiún, às “Ilhas Roxas” da Coréia do Sul, estas cidades de um só tom incorporam a sua tonalidade característica. 

 

Casa Vogue: Casa comum surpreende por ‘esconder’ interiores impressionantes 

Com 103 m², esse projeto do escritório DA VÀNG Studio Possui até sete jardins que interliga toda a casa, além de trazer um contato necessário com a natureza. 

 

MAIS NOTÍCIAS 

 

Nações Unidas do Brasil: Organismos da ONU lançam catálogo com soluções inovadoras de sustentabilidade para assentamentos informais 

A UNOPS, ONU-Habitat e a Prefeitura de Belo Horizonte lançaram um guia inovador que destaca 33 ferramentas para promover a sustentabilidade em assentamentos informais. Esse recurso faz parte de um projeto conjunto da prefeitura com a UNOPS e ONU-Habitat para a urbanização sustentável da região da Izidora, uma área de alto interesse social e ambiental na capital de Minas Gerais. 

 

Folha de S. Paulo: Prevenção à violência exige cidadania e pertencimento social 

O conceito de urbanismo social vem ganhando espaço no Brasil justamente por conceber as cidades com envolvimento da população e articulação entre áreas de atuação diferentes. As políticas públicas são implementadas de forma transversal e integrada.  

 

Estadão: O que ocorreu com o Pavilhão do Anhembi? Desmontagem divide opiniões e marca nova fase de obra 

Peças do que já foi a maior estrutura de alumínio do mundo são vendidas como sucata; concessionária diz que obra é necessária e que manterá uma parte do original. A obra tem dividido opiniões e gerado críticas por atingir uma construção pioneira e simbólica para a cidade. 

 

O Globo: Chicago de todos os ângulos: um roteiro cheio de arquitetura, cultura e gastronomia pela cidade nos EUA 

De passeio de barco a tour da comida de rua, um guia para apreciar a metrópole, que agora também sedia etapa da corrida Nascar. 

 

G1/SP: Justiça determina suspensão de contrato entre Prefeitura de São Roque e empresa que fez estudo para revisão do Plano Diretor 

Tribunal de Justiça entendeu como inadequada a modalidade licitatória ‘pregão’, utilizada pela prefeitura para contratação da empresa de arquitetura. Determinação da Justiça diz que prefeitura deve realizar nova contratação. 

 

G1/SP: Entenda proposta que prevê incentivos fiscais para aumentar ocupação do Centro de Piracicaba 

Programa visa incentivar reformas e construções de imóveis para habitação de famílias, uso comercial ou como hospedagens. Um dos objetivos é reduzir o esvaziamento da região à noite. 

 

Folha de São Paulo: Transformação de edifícios modernistas amplia atrações para paulistano ‘turistar’ no centro de SP

Copan, Hilton, Bradesco, Renata, ABC e Jaçatuba integram paisagem representativa da arquitetura modernista de SP. Inseridos na cena gastronômica que ganhou força nas cercanias nos últimos anos, alguns desses prédios construídos a partir dos anos 1940 passam por transformações que os ajustam às expectativas de pessoas que, assim como Ouchi e Coppolaro, querem experimentar a vida no centro. 

 

Observatório das Metrópoles: Censo 2022: Região Metropolitana de Belo Horizonte é a 3ª maior do país, mesmo com perda de população 

Após a divulgação dos primeiros dados sobre perfil e dinâmica populacional do Censo 2022, Belo Horizonte teve destaque na lista das capitais que perderam população, com um saldo negativo de 59.591 habitantes entre 2010 e 2022. 

 

Observatório das Metrópoles: Energias renováveis no Nordeste do Brasil e as relações com a adaptação às mudanças climáticas 

O pesquisador Rylanneive Teixeira desenvolveu uma pesquisa de doutorado sobre a capacidade de adaptação dos estados do Nordeste brasileiro às mudanças climáticas, incorporando as energias renováveis como estratégia de mitigação. 

 

Observatório das Metrópoles: Por que o investimento e foco em questões habitacionais é também uma medida de saúde 

O artigo analisa a relação entre habitação e saúde, identificando limitações no marco legal da saúde no Brasil, que não permite o uso de recursos da saúde em questões habitacionais. Os autores destacam a importância de considerar as determinantes sociais da saúde, incluindo a habitação, e sugerem a aplicação de conhecimentos que relacionam a condição habitacional com a saúde no Brasil. 

 

Observatório das Metrópoles: Diálogos em Geografia Urbana: Novos Padrões Urbanos no Sul Global 

Nos dias 8 e 11 de novembro, haverá o webinário que será transmitido via YouTube da FFLCH/USP. O evento busca discutir a urbanização global no Sul, explorando os conflitos entre formações sociais e o neoliberalismo, visando a compreensão das novas paisagens urbanas e estratégias políticas nas cidades. 

 

fa33cac8c320c1926b1b84a3955cc488.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Rede CAU Comunica unificará discurso e aproveitará capilaridade do setor 

Clipping

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC 

Clipping

CAU/BR realiza IX Encontro Nacional de Coordenadores da CEF em Brasília

Clipping

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo