CAU EDUCA

CAU Educa na prática: CAU/PR e CAU/SP realizam ações e apoiam projetos de educação urbanística

Em 2020, o Concurso CAU Educa, em âmbito nacional, selecionou propostas para o tema da Educação Urbanística e Ambiental formuladas por profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos estados como, por exemplo, o CAU/SP e o CAU/PR, contemplaram projetos que já estão em fase de implementação.

 

O Projeto pedagógico “Construindo o Parque do Nosso Futuro” foi o primeiro classificado do edital público n°008/2022, promovido pelo CAU/SP, teve início em maio deste ano. O projeto é assinado pela OSC Oekoscientia com coordenação técnica do arquiteto e urbanista Leonardo Rodrigues e parceria com docentes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie.

 

Projeto pedagógico “Construindo o Parque do Nosso Futuro, em São Paulo

 

O projeto, que compreende 66 estudantes do Ensino Fundamental II (6º ano A e 6º ano B) da EMEF Professor Paulo Gonçalo dos Santos, busca construir um repertório e estimular a criatividade de jovens estudantes por meio de oficinas de Arquitetura e Urbanismo e excursões a parques municipais da cidade de São Paulo. O objetivo é que os alunos possam desenvolver propostas de intervenção para o Parque dos Búfalos, localizado ao lado do CEU Alvarenga.

 

O projeto conta com quatro etapas: Etapa 1: Oficinas de Arquitetura e Urbanismo; Etapa 2: Estudos de caso; Etapa 3: Proposta para projeto de intervenção no parque e Etapa 4: Encerramento. A primeira etapa está concluída e a segunda em andamento.

 

O projeto é desenvolvido com 66 estudantes do Ensino Fundamental II (6º ano A e 6º ano B) da EMEF Professor Paulo Gonçalo dos Santos

 

Na segunda etapa aconteceram saídas com excursões pedagógicas previstas ao Parque Linear Cantinho do Céu, localizado às margens da represa Billings, e ao Parque Ibirapuera. A visita ao Parque Ibirapuera contou com a participação de representantes da Comissão de Política Urbana, Ambiental e Territorial (CPUAT-CAU/SP).

 

 

Todo o conteúdo do projeto será sintetizado e organizado em uma publicação na forma de kit paradidático (nos formatos físico e digital), contendo o caderno síntese do projeto, com a descrição das atividades a serem desenvolvidas e a metodologia a ser aplicada, além de uma cartilha com linguagem acessível para apresentação aos estudantes e comunidade no geral.

 

O objetivo é que os alunos possam desenvolver propostas de intervenção para o Parque dos Búfalos, localizado ao lado do CEU Alvarenga, em São Paulo

 

CAU/PR

 

Projeto CAU Educa Paraná tem apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)

 

Desde 2021, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) realiza o projeto CAU Educa Paraná. A ação, que tem apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), apresenta o universo da Arquitetura e do Urbanismo para crianças entre 6 e 10 anos de idade de escolas públicas.

 

Por meio de aulas lúdicas, os estudantes conhecem a importância da Arquitetura e do Urbanismo para a própria saúde, bem como para suas famílias e para o desenvolvimento das cidades. Na ocasião, as crianças realizam dobraduras de casinhas, museus e demais obras arquitetônicas, montam cidades e, posteriormente, com o auxílio de uma lanterna, é analisada a incidência do sol em diferentes estações do ano sobre as construções, como no verão e no inverno. Tudo isso transmite aos estudantes a compreensão de que um projeto arquitetônico bem elaborado proporciona saúde, economia, segurança, dentre outros tantos benefícios para as famílias.

 

Projeto apresenta a Arquitetura e o Urbanismo para crianças entre 6 e 10 anos de idade de escolas públicas

 

Durante a aula, ocorre ainda a utilização de óculos de realidade virtual que proporcionam aos alunos um passeio por diferentes cidades e obras arquitetônicas emblemáticas pelo mundo afora. O CAU Educa Paraná já impactou mais de 700 crianças em 10 cidades paranaenses, apenas com o projeto-piloto, realizado entre 2021 e 2022. É um trabalho social e educativo que visa transformar a visão das crianças e sua relação com o espaço público e privado. Além de possibilitar impactar ainda os pais das crianças por meio das informações recebidas em sala de aula para os seus lares.

 

Parceria do Instituto Maurício de Sousa com o CAU/PR visa a elaboração de um gibi com os personagens da Turma da Mônica

 

Neste ano, o projeto conta com a parceria do Instituto Maurício de Sousa e a elaboração de um gibi com os personagens da Turma da Mônica abordando o tema da Arquitetura e do Urbanismo. A parceria entre o CAU/PR e o Instituto é inédita na área da arquitetura e marca a possibilidade de mudança de paradigma sobre a importância do arquiteto e urbanista para a sociedade e sua influência na qualidade do desenvolvimento das cidades.

 

O objetivo é a criação de política pública educacional voltada à inserção de aulas sobre o tema em todas as escolas paranaenses. Serão impressos 100 mil exemplares da história em quadrinhos desenvolvida com exclusividade para o CAU/PR. Os gibis serão distribuídos para 100 mil alunos das escolas públicas paranaenses e também em projetos sociais desenvolvidos pelo próprio Instituto pelo país.

 

O Instituto Maurício de Sousa trabalha com uma série de programas de formação cidadã, voltada para a comunidade social há mais de duas décadas, desenvolvido pela Mauricio de Sousa Produções. A linguagem simples, direta e bem-humorada dos personagens permite que centenas de campanhas sejam desenvolvidas e complexos conceitos sejam assimilados por crianças e adultos de forma eficaz e divertida.

 

CAU EDUCA

 

Em dezembro de 2022, o CAU Brasil lançou o Caderno CAU Educa que reúne práticas propositivas de educação urbana e ambiental para professores do ensino infantil, fundamental e médio aplicarem em sala de aula. A publicação é destinada para profissionais de Arquitetura e Urbanismo, gestores públicos, instituições e outros interessados nas possibilidades de aprender e educar sobre os lugares que compartilhamos. O objetivo é dialogar com a sociedade, conscientizando as pessoas em prol de cidades mais justas e com qualidade de vida para todos. Em particular as crianças e os jovens, para que possam aprender com os conhecimentos, metodologias e ferramentas oferecidas pela Arquitetura e Urbanismo.

 

Desde 2018, a Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU Brasil vem apostando na Educação Urbanística e Ambiental de crianças e jovens. Em 2019, realizou-se a contratação de uma consultoria técnica especializada para a elaboração do Programa executada pela Pistache Editorial. A partir disso, foi criado o site e estabelecida a metodologia do Programa. Algumas iniciativas foram implementadas no país e a temática adquiriu maior importância dentro do Conselho.

 

Acesse o Caderno CAU Educa. CLIQUE AQUI.

 

(Com informações do CAU/SP e CAU/PR)

MAIS SOBRE: CAU EDUCA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Nenhuma notícia relacionada.
Pular para o conteúdo