Mais de 60% dos profissionais de arquitetura e urbanismo no Brasil se intitulam autônomos, segundo censo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Em resposta a essa realidade, a nova gestão do CAU/BR criou a Câmara Temática de Empreendedorismo, uma iniciativa que visa identificar ferramentas para auxiliar esses profissionais em suas jornadas empreendedoras. A primeira reunião da câmara foi realizada nesta segunda-feira (24), em formato online, e contou com a participação de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de representantes dos CAU/UFs.
A presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, reforçou que a câmara temática é uma espécie de conversa ampliada, que vai além dos conselheiros e busca os arquitetos que têm interesse em um tema específico. “A Câmara Temática de Patrimônio foi a primeira e agora inauguramos a de empreendedorismo. O arquiteto tem que ser empreendedor por excelência. Isso tem que estar no DNA do arquiteto”, destacou, reforçando que o CAU/BR se propõe a dialogar e avançar sobre esse tema, tão importante para o setor.
A Câmara Temática de Empreendedorismo está ligada à Comissão Especial de Política Profissional (CPP) do CAU/BR, também coordenada pelo conselheiro federal Marcelo Machado Rodrigues (MA), que enfatizou a importância da participação de todas as Unidades Federativas (UFs). “Essa câmara é participativa, por isso importante que todas as UFs se integrem a ela”, afirmou Rodrigues.
Fernanda Basques Moura Quintão, coordenadora adjunta da Câmara Temática (CAU/MG), destacou que a câmara será estruturada em cinco subgrupos. Esses subgrupos terão a missão de realizar um trabalho planejado, definir metas e avaliar a produção de cada grupo. “A ideia é criar convênios de softwares e hardwares, um guia mínimo com a definição do escopo de projeto de arquitetura, orientações de precificação e formatação de contrato. Vamos criar guias, manuais e produtos que os arquitetos possam utilizar no dia a dia”, explicou a conselheira.
A primeira reunião também contou com a participação do gerente da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Enio Pinto, que abordou o tema Empreendedorismo, seguido pelo coordenador do projeto Cocreation Lab, que falou sobre Cocreation Lab de laboratórios de ideação.
Também foram abordadas questões relacionadas ao Empreendedorismo nos Poderes Legislativos e Executivo; aprovação do calendário de reuniões e alinhamentos iniciais para o plano de trabalho.