
No dia 18/08, terça-feira, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso esteve presente na colação de grau dos estudantes de arquitetura e urbanismo, matutino e noturno, da Universidade de Cuiabá. Foram entregues placas aos alunos que se destacaram com a melhor média, assim como um kit com material informativo a todos os formandos.
Concluir o curso é uma grande conquista por parte do estudante, e a cerimônia de colação de grau marca essa nova etapa na vida. Além disso, é a hora de compartilhar essa conquista com todos os responsáveis por essa nova fase: a instituição de ensino, dirigentes, professores, funcionários, familiares e amigos. O CAU/MT reconhece todo o esforço realizado por esses novos profissionais e a importância desse momento, por isso tomou a iniciativa de participar dessa cerimônia tão importante.
Representando o Conselho estavam presentes a conselheira Ana Paula Bonadio Lopes, membro da Comissão de Ensino de Ensino e Formação Profissional e professora da instituição; e o vice presidente Francisco José Duarte Gomes, representando o presidente e o Conselho. Ambos foram convidados a compor a mesa da solenidade. Após a entrada dos formandos foi realizado o ato cívico e então realizada a abertura da sessão. Em seguida foi realizado o juramento da profissão e depois o discurso da oradora da turma.

Após a outorga de grau, os alunos destaques, que obtiveram a maior média por turma, receberam da universidade um certificado, e também um placa de reconhecimento providenciada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo, e entregue pelo vice presidente do CAU/MT. No curso de arquitetura e urbanismo matutino a aluna homenageada foi a arquiteta e urbanista Kamila Simone da Rosa. Do curso noturno foi homenageado o arquiteto e urbanista Erick de Souza Marques. Após a homenagem aos alunos destaques, todos os recém formados receberam do Conselho um singelo presente, contendo uma camiseta personalizada do CAU/MT, assim como material orientativo, contendo cartilhas que falam sobre o Código de Ética Profissional, as Atividades e Atribuições Privativas de Arquitetos e Urbanistas, o Registro de Responsabilidade Técnica, entre outros.
O vice-presidente destacou a importância dessa iniciativa, pois é um modo do Conselho se apresentar e se aproximar desses novos profissionais que estão entrando no mercado. O material entregue esclarece sobre o funcionamento, a relevância do Conselho, e também como o arquiteto e urbanista pode acessá-lo. Estar presente e prestar orientações é muito importante, já que diversos profissionais entram no mercado a todo momento e poucos sabem como proceder para acessar seu respectivo conselho.
O CAU/MT acredita que a repercussão da ação foi positiva, e espera em breve poder participar de novas colações de todas as instituições do Estado que ofertam o curso de arquitetura e urbanismo.
Publicado em 20/08/2015. Fonte: CAU/MT