O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão (CAU/MA) , por meio da Comissão de Ensino e Formação (CEF), realizou no dia 30 de outubro o I Seminário de Práticas do Ensino e Formação sobre ATHIS em Patrimônios Históricos. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), localizada no Centro Histórico da capital.
O seminário teve como objetivo alinhar temas do ensino e formação nas universidades sobre Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) no Patrimônio Histórico.
A ocasião contou com a participação dos órgãos ligados ao patrimônio, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MA), representado pela superintendente Lena Brandão, e da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís (FUMPH), representado pela presidente Kátia Bógea, que trouxeram contribuições e relataram como os órgãos vem trabalhando sobre essa perspectiva.
Durante as mesas, reuniram-se os coordenadores e diretores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, que destacaram as contribuições de cada Instituição de Ensino Superior na prática de ATHIS.
Como convidado, o professor Dr. João Paulo Schwerz, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abordou como suas práticas estão sendo trabalhadas.
Todos os paineis enfatizaram as experiências, práticas e estratégias que impulsionam a ATHIS, começando pelas escolas, universidades até a esfera técnica.
O encontro foi um oportunidade para estudantes e, principalmente, arquitetos e urbanistas, refletirem e observarem a realidade de nossas cidades, contribuindo para o desenvolvimento social e promovendo o direito à moradia para todos e todas.
(Com informações do CAU/MA)