O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) divulgou orientações sobre como e onde realizar a coleta de dados biométricos no estado para o correto registro no CAU. O serviço é necessário para emissão da carteira profissional de arquitetos e urbanistas.
O documento, que tem fé pública como documento de identificação civil e é válido como identidade em todo o território nacional, serve para identificar o profissional em ambientes de trabalho, garantir sua credibilidade e facilitar o acesso a direitos e benefícios relacionados à profissão.
Para obter o documento, após solicitar a carteira no Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU) e pagar a taxa correspondente, os profissionais devem realizar a coleta de dados biométricos pelo Conselho, procedimento obrigatório que garante maior confiabilidade ao processo.
A coleta consiste na captura de foto, digital e assinatura, e pode ser realizada em todas as seis instalações do CAU/MG pelo estado, presentes nas cidades de Belo Horizonte, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas e Uberlândia.
O documento é concedido apenas aos arquitetos e urbanistas que possuem registro definitivo, ou seja, que já apresentaram o diploma. Já os profissionais com registro provisório só podem realizar os procedimentos para emissão da carteira profissional após a apresentação do diploma.
Passo a passo
Para realizar a coleta biométrica, acesse a página profissional do SICCAU e clique na aba “Carteira Profissional”. Em seguida, solicite sua carteira, realize a atualização cadastral e gere a taxa correspondente.
Após emitir e efetuar o pagamento do boleto referente à carteira, o profissional deve agendar a coleta de dados biométricos, por meio do formulário disponibilizado pela autarquia.
Para saber mais sobre o Registro Profissional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o CAU/MG disponibiliza a Carta de Serviços da autarquia, assim como telefone (31) 2519-0950, que funciona das 9h às 17h, e a página de atendimento oficial.
(Com informações de CAU/MG)