Congresso

CAU/MG estreita relações com gestores no 39º Congresso Mineiro de Municípios

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) teve uma participação de destaque no 39º Congresso Mineiro de Municípios, nos dias 4 e 5 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. Promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o evento reuniu cerca de 10 mil pessoas, incluindo prefeitos, vereadores e servidores públicos, além das principais autoridades políticas do Estado.

A presença do CAU/MG no evento foi marcada pela atuação da presidente Cecília Fraga, da vice-presidente Ana Paula Costa, conselheiros estaduais representando as Comissões e suas diversas áreas de competência, além de funcionários da autarquia. Empenhados em se aproximar dos gestores municipais para apresentar a importância da Arquitetura e Urbanismo na construção de cidades melhores, os participantes enfatizaram a necessidade de arquitetos e urbanistas nas prefeituras e as possibilidades de parceria com o Conselho.

Foram mais de 200 contatos com prefeitos, vereadores e técnicos de diversas áreas, além de representantes de secretarias municipais e estaduais. Esse engajamento inicial é um passo significativo para a nova gestão, que visa implementar parcerias e projetos com os municípios ao longo do seu mandato.

No espaço dedicado ao CAU/MG no Congresso, foram abordados temas essenciais para o desenvolvimento urbano adequado, destacando-se quatro áreas principais: políticas urbanas e ambientais, assistência técnica para habitação de interesse social, patrimônio cultural e apoio técnico ao profissional. As apresentações foram inicialmente feitas através de uma cartilha produzida especificamente para os municípios e detalhadas conforme o interesse dos gestores, ressaltando o papel vital da Arquitetura e Urbanismo na criação de cidades mais seguras, inclusivas e culturalmente ricas.

Confira o informativo na íntegra: DOWNLOAD

Ações conjuntas com os municípios mineiros

Os objetivos do CAU/MG também foram discutidos em uma palestra ministrada pela presidente Cecília Fraga e pelo coordenador da Comissão Temporária de Apoio Técnico ao Profissional (CTAP), Paulo Roberto Meireles. A palestra contou também com as contribuições dos conselheiros Regina Martins (CPUA), Adriane Matthes (CPC) e Cláudio Mafra (CATHIS), reforçando a importância das ações e projetos do Conselho, realizadas em parcerias com os municípios através dos Termos de Cooperação Técnica.

Política Urbana e Ambiental

Arquitetos e urbanistas se dedicam ao planejamento urbano e ambiental para melhorar a qualidade de vida e a segurança nas cidades. Priorizam a inclusão, acessibilidade, democracia, sustentabilidade e segurança. O planejamento urbano deve enfatizar a adaptação às mudanças climáticas, mobilidade sustentável, desenvolvimento econômico com justiça social, saneamento ambiental, moradia digna e espaços públicos inclusivos. Conte com o CAU/MG para enfrentar os grandes desafios urbanos!

Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social

O investimento em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) pelos municípios é crucial para elevar a qualidade de vida de famílias de baixa renda. Desde 2017, o CAU/BR e CAU/MG dedicam 2% e 3% de seus orçamentos, respectivamente, para projetos nessa área. Esses recursos têm impulsionado iniciativas que beneficiam diretamente famílias com renda até três salários mínimos, melhorando suas condições de moradia.

Patrimônio Cultural

O CAU/MG, em parceria com órgãos públicos municipais, visa reconhecer e preservar os saberes da construção urbana em todas as regiões de Minas Gerais. Isso inclui técnicas arquitetônicas desde casarões suntuosos até casebres históricos, além de saberes culinários, tradições festivas e práticas artesanais como patrimônio local, fundamentais para a identidade e convívio nas cidades mineiras. A CPC está comprometida em promover uma Minas Gerais diversa e rica em cultura.

Apoio Técnico ao Profissional

A CTAP-CAU/MG, criada nesta gestão (2024/2026), busca fortalecer o CAU/MG como mediador técnico e jurídico em questões edilícias e urbanísticas, estabelecendo diálogo com arquitetos(as), urbanistas e órgãos reguladores. A comissão promove a cooperação com prefeituras via Termos de Cooperação Técnica para intercâmbio de informações e definição de normas conjuntas.

Após essa participação de peso em um dos maiores eventos municipalistas do país, o CAU/MG já prepara seus próximos passos. A continuidade dos contatos feitos no Congresso e a programação de ações e eventos pelo estado, através do Projeto Rotas, são prioridades. A primeira parada já está confirmada para junho, na cidade histórica de Diamantina, com o lançamento dos eventos integradores de 2024.

Com essa atuação, o CAU/MG reafirma seu compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população mineira, consolidando parcerias estratégicas com os municípios do estado.

(Com informações do CAU/MG)

MAIS SOBRE: Congresso

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/BR participa do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade

Pular para o conteúdo