Cidades Resilientes

CAU/MG participa de oficina no Programa Cidades Verdes Resilientes

Imagem: CAU/MG com adaptação de CAU/BR

Por meio do coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA), Eduardo Fajardo, e da conselheira Elisabete Andrade, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) esteve presente no encerramento da 8ª Oficina do Processo Participativo do PCVR: Encerramento e Governança do ciclo de participação para a implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR).

O objetivo do programa é aumentar a capacidade de enfrentamento das cidades brasileiras diante dos impactos da mudança do clima. Ao longo de um mês, aconteceram oito encontros com oficinas temáticas de uso e ocupação sustentável do solo, mobilidade urbana sustentável, soluções baseadas na natureza, tecnologias de baixo carbono, resíduos urbanos e governança.

Os eventos ocorreram em Brasília/DF, junto ao 5º Seminário Internacional de Soluções Baseadas na Natureza, promovidos pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, em parceria com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Meio Ambiente e Mudança do Clima; e das Cidades.

Elisabete, que também é membra da CPUA – CAU/MG, destaca que a oficina tratou das estratégias para implantação do programa, buscando articular os eixos temáticos em uma governança que contemple os poderes públicos federal, estaduais e municipais em suas competências específicas. “O ar poluído de Belo Horizonte nos traz a premência de ações que visem barrar a emergência climática, porque a crise está aí, passando por cima de todas as nossas famílias”, afirma.

(Com informações de CAU/MG)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/BR participa da 1ª Oficina do Programa Cidades Verdes Resilientes

Pular para o conteúdo