O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) mal finalizou as celebrações de 2024 e já está planejando as ações de 2025. O primeiro ano da Gestão 2024-2026 foi recheado de conquistas e o que se espera é que o ano que se inicia seja tão bom quanto, seguindo na valorização do profissional de arquitetura e urbanismo por meio da fiscalização, comunicação com a sociedade e ações profissionalizantes gratuitas.
Para 2025, a presidente do CAU/MT, Lise Bokorni, mantém o objetivo de fortalecer a arquitetura e urbanismo no estado de Mato Grosso. “É importante que a sociedade tenha consciência sobre o que é o nosso trabalho e a importância da contratação profissional, por exemplo”, ressalta.
Para isso, o Conselho prevê o projeto “Valoriza +”. Uma campanha publicitária institucional que tem como objetivo evidenciar a missão e os valores do Conselho, com foco na valorização da profissão. Desta forma, a comunicação atuará como ponte entre o profissional e a população, conscientizando sobre sua importância.
Observando a necessidade de estimular conhecimento, será mantido o aprimoramento das habilidades técnicas e criativas de arquitetos e urbanistas, por meio de cursos e workshops gratuitos oferecidos no “Capacita CAU/MT”. Além disso, está previsto para 2025 o primeiro Summit da Arquitetura e Urbanismo, que terá como temas sustentabilidade, inovação, acessibilidade, patrimônio histórico e cultural e tecnologia. O foco das ações será o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficientes para o mercado da construção e do urbanismo.
Em apoio aos estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) que cursam arquitetura e urbanismo, o Conselho fará uma nova edição do concurso de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O edital tem como proposta estimular a pesquisa acadêmica de qualidade e promover a valorização do profissional recém-formado com a divulgação do seu trabalho para a sociedade.
O planejamento do ano ainda prevê o edital de patrocínio para entidades de arquitetos e urbanistas, com o objetivo de promover acesso aos serviços de arquitetura e urbanismo para todos. Desta forma será possível fomentar inovação e soluções sustentáveis, potencializar a conquista e ampliação do campo de atuação profissional e apoiar o desenvolvimento de novos talentos e ideias.
Com o intuito de propiciar perspectivas de crescimento pessoal e desenvolvimento profissional dentro do Conselho, o CAU/MT planeja um plano de cargos e salários. Com isso, a gestão pretende contemplar princípios fundamentais como flexibilidade, mobilidade funcional, motivação profissional, racionalidade administrativa etc., que promovam estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional, propiciem oportunidades de progressão funcional com possibilidade de desempenho de atividades em diversas áreas operativas, atendendo a níveis de proficiência técnica requeridos pela organização.
Para o Dia do Arquiteto e Urbanista, celebrado em 15 de dezembro, está previsto um evento de comemoração para reunir os profissionais da área e celebrar a data conjuntamente. Além disso, a iniciativa visa valorizar o trabalho dos arquitetos por meio de premiações que acontecem durante o evento. Neste sentido, tem o propósito de fomentar a reflexão sobre as novas tendências, necessidades e soluções criativas que a arquitetura oferece.
Acompanhe as redes sociais do CAU/MT, veja suas ações e entenda a importância do Conselho para a profissão.
(Com informações do CAU/MT)