O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) apresentou, durante a primeira semana de outubro, a Carta Aberta aos Candidatos Municipais a três políticos do município de Tangará da Serra. Nas ocasiões, o conselheiro estadual do CAU/MT Luciano Narezi se reuniu com Karen Rocha (PSB), Fábio Martins (Republicanos), Nilvinha (PCdoB) e Vander Masson (União).
Na carta, o Conselho destaca o uso sustentável dos territórios municipais e da permanente busca pela melhor qualidade de vida nas áreas urbanas. O documento foi disponibilizado pelo CAU/BR e editado pelo CAU/MT, com o apoio da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental do CAU/MT (CEPUA), para atender à realidade do estado de Mato Grosso.
O objetivo é dotar a sociedade de melhores recursos para acompanhar o desenvolvimento da cidade. Os candidatos leram e assinaram o documento, assumindo compromisso com o Conselho acerca do protagonismo profissional para a política do município. “Significa o CAU/MT se colocando à disposição das prefeituras para participar, ajudar, ser colaborativo nas administrações. Essa é uma forma do Conselho contribuir com a melhor gestão das nossas cidades”, explica Luciano.
Nesse sentido, é essencial reconhecer a importância do papel do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e do arquiteto e urbanista em moldar o futuro urbano das cidades de forma sustentável e inclusiva, contribuindo na promoção de condição de qualidade de vida dos cidadãos, harmonia do ambiente construído e desenvolvimento socioterritorial.
Os profissionais da arquitetura e urbanismo possuem uma visão única e especializada que pode enriquecer significativamente as discussões e decisões relacionadas ao planejamento e desenvolvimento urbano, ou seja, ao envolver ativamente o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de MT e os profissionais arquitetos e urbanistas no meio político urbano, os gestores promovem um ambiente urbano mais eficiente, inclusivo, sustentável e dinâmico para todos os cidadãos.
(Com informações do CAU/MT)