Fiscalização

CAU/MT orienta sobre emissão de RRT em reunião operacional da Casa Cor

Arquitetos e urbanistas precisam estar adequados à documentação necessária para participação no evento (Foto: Laura Resende – CAU/MT)

Na manhã do dia 30 de julho, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Mato Grosso (CAU/MT) esteve presente na reunião operacional da Casa Cor Mato Grosso 2024, na Arena Pantanal. Representado pela coordenadora técnica do CAU/MT, Yasmine Ibrahim, o Conselho orientou os profissionais presentes sobre a documentação necessária para a participação no evento, considerando a necessidade da emissão do documento de responsabilidade técnica para cada grupo de atividade.

Yasmine explica que é possível incluir diversas atividades no projeto. Se o profissional também for o responsável técnico pela execução da obra, deverá emitir um RRT separado. Também ressaltou que é preciso indicar corretamente a responsabilidade técnica de toda a equipe de forma visível nos ambientes.

Sobre as atividades a serem indicadas nos documentos elaborados, ela salientou que, “caso o profissional seja Técnico em Design de Interiores, para a elaboração do projeto de interiores, é necessário estar registrado no Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT) e apresentar o Termo de Responsabilidade Técnica (TRT). Se for engenheiro civil ou tecnólogo em design de interiores, o registro deve ser no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) devidamente emitida para a atividade desenvolvida”, orienta.

Em consonância com a função principal do CAU de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício da arquitetura e urbanismo no país, o CAU/MT fará a verificação das atividades desempenhadas em cada ambiente mediante a apresentação de documento que comprove a responsabilidade técnica.

Com ações de fiscalização preventiva como esta, o Conselho reforça sua missão institucional de garantir a segurança de todas as pessoas que passarão pela mostra nos seus quase dois meses de duração. Também atuará no combate ao exercício ilegal da profissão.

A Casa Cor é reconhecida como a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas e reúne renomados profissionais. Essa edição ocorrerá do dia 15 de outubro ao dia 1º de dezembro, no anexo da Arena Pantanal, em Cuiabá.

(Com informações de Laura Resende, Comunicação CAU/MT)

MAIS SOBRE: Fiscalização

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/BR acompanha agenda intensa de fiscalizações pelo Brasil

CAU/BR reforça ações de fiscalização contra irregularidades na arquitetura

Fiscalização do CAU/AM identifica possível invasão de passeio público em obra

Pular para o conteúdo