O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) participou, na sexta-feira (29/11), do 2º Encontro de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário de Mato Grosso, promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Comissão de Acessibilidade e Inclusão.
Representado pela coordenadora técnica, Yasmine Ibrahim Ali Martins, a palestra do Conselho teve o tema “Acessibilidade: um compromisso com a inclusão”. Yasmine iniciou o bate-papo com um vídeo provocativo, mostrando como seria um mundo onde apenas as necessidades das Pessoas com Deficiência (PCDs) fossem consideradas.
A palestrante abordou a necessidade da atenção da arquitetura e urbanismo para que a inclusão seja feita. “Meio centímetro faz sim diferença. Pode ser o suficiente para que uma pessoa não consiga passar por determinado espaço, ou que corra risco de queda, por exemplo”, explicou.
O evento teve como objetivo promover a conscientização e discutir ações concretas para garantir que as pessoas com deficiência tenham igualdade de acesso e participação no sistema judiciário.
Na oportunidade, foram apresentadas as normas da arquitetura e urbanismo, que devem ser aplicadas a cada projeto, apontando as responsabilidades dos profissionais para que a inclusão seja aplicada na prática.
(Com informações do CAU/MT)