Na última semana, arquitetos e urbanistas de Cuiabá estiveram na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) para o curso “Inspeção Predial – A Saúde da Edificação”. A capacitação gratuita foi ministrada pelo engenheiro civil Fernando Régis Azevedo Viana e teve três dias de duração (03, 04 e 05/07).
As aulas consideravam a necessidade de profissionais habilitados em realizar Inspeções Técnicas Prediais, visando o atendimento a Legislação, a Preservação do Patrimônio e a Segurança dos usuários. O curso tinha como objetivo capacitar o participante a entender e poder desenvolver trabalhos na área de Inspeção Predial, mercado este que apresenta um grande potencial para a atuação de profissionais responsáveis técnicos habilitados.
Segundo o professor, a Inspeção Predial existe “para verificar, por meio de metodologia, as condições de uso e de manutenção preventiva e corretiva da edificação, de acordo com as normas técnicas”, comenta.
O cumprimento das exigências legais garante a entrega da obra em questão, uma vez que a análise abrange a segurança, habitabilidade, e sustentabilidade da construção. Os participantes puderam aprender sobre patologias, anomalias, falhas (de uso, operação ou manutenção).
Fernando Régis Azevedo Viana é engenheiro civil graduado em 1986 pela Universidade Federal de Alagoas, com especialização em Gerenciamento na Construção Civil pela Universidade Federal da Paraíba, em Gestão Ambiental pela Fundação Getúlio Vargas e Construções Sustentáveis pela Fundação Vanzolini.
Possui vasta experiência em obras de grande porte, tendo desempenhado as funções de Gerente de Contrato na empresa Cipesa Engenharia Ltda, Gerente de Contrato da empresa Everest Consultoria em contrato com a Petrobrás na Província de Porto Urucu no Amazonas, e atualmente é diretor técnico da CONSTRUTEC Construções e Serviços Técnicos de Engenharia. Coordenou a Norma de Inspeção Predial para o Clube de Engenharia do estado de Alagoas, possui vasta experiência em vistorias, inspeções e perícias de engenharia tendo atuado e sendo o responsável técnico por mais de 1.000.000 m² destes trabalhos técnicos, ministra cursos e fornece mentoria nessas áreas de conhecimento e é autor de diversos artigos técnicos nas áreas em que atua.
Com informações de Laura Resende (CAU/MT)