O primeiro ciclo de funcionamento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, que se encerra no final de 2014, “representa uma grande conquista para os arquitetos do país no caminho da requalificação e ressignificação profissional”, afirma artigo de Evelise Grunow, editora executiva da revista “Projeto Design”, publicado na edição 417.
“A atuação política da entidade é uma das marcas e legados da gestão nacional que termina, com a qual se fez uma espécie de nove anos em três. Estão estabelecidos programas cuja implantação, a princípio, se supunha que demandariam até três triênios”, afirma a autora, que também é arquiteta. Entre os exemplos, ela cita a defesa de concurso para projetos públicos de arquitetura e urbanismo, a forte oposição às legislações que permitem a contratação de obras públicas sem o projeto completo, com base apenas em anteprojetos e a conquista de assento no Conselho das Cidades. “No próximo período, a tendência é que se coíba a má prática profissional”.
Clique aqui e leia a integra do artigo “CAU: nove anos em três”.
Clique aqui e leia o Relatório da Gestão Fundadora do CAU/BR
Publicado em 22/12/2014.
5 respostas
Após 60 anos de exercício profissional, estou me aposentando da atividade, com exercício em praticamente, todas as áreas desta profissão ; desde a pública,no ensino na UFRGS, inclusive participado da luta para a criação da Fac. de Arq. da UFRGS à privada. Acompanho e vejo o noticiário do CAU o que me proporciona grande satisfação e orgulho pela excelente atuação de seus dirigentes.Os tempos são outros mas alguns problemas ainda continuam. Realmente, foram 9 anos em 3.
Parabens pelo trabalho realizado e sucesso para os que vierem.
Marcos HekmaN
Prezado colega Marcos HekmaN, te parabenizo pelos 60 anos de profissão, tenho certeza que sua honrosa opinião vale e muito para a nossa jornada. Somos muito desvalorizados pela falta de conhecimento da nossa sociedade, basta ver as licitações onde na fase inicial não é valorizada o projeto executivo, o que geraria uma economia para os cofres públicos. Sendo assim se valem pela máxima de começar a obra sem projeto e depois vemos no que dá.
Se o poder publico pensa assim, mudar a cabeça de meros cidadãos comuns será um trabalho árduo.
Meus parabéns e boas festas.
Quando um GRUPO; UMA DIRETORIA ou UM CONSELHO TRABALHA! todos nos enxergamos, nao a duvida foram sim 9 anos em 3, este fato nos solidifica e nos agiganta como profissional da ARQUITETURA1
PARABENS!
Colega Marcelo Hermam, desejo muito sucesso na sua nova empreitada ( aposentadoria) e te parabenizo pelo seu dever comprido a esta sociedade pelos trabalhos realizados e um prospero 2015 com muita vitória.
Parabéns ao CAU por todo o trabalho realizado até o momento. A atuação do Conselho está no caminho correto e deve ser continuado e ampliado.