O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) publicou o edital do IV Prêmio Casa, que premia trabalhos de projeto de arquitetura e urbanismo com a temática de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) em áreas de vulnerabilidade socioambiental.
O objetivo é contribuir para o debate da vulnerabilidade nas cidades amazônicas e mostrar a importância do papel do arquiteto e urbanista no contexto do desenvolvimento sustentável e agendas internacionais, além de contribuir com o aperfeiçoamento do ensino e aprendizado nas Instituições de Ensino Superior (IES) de arquitetura e urbanismo do Pará, por meio do diálogo entre as escolas, professores, estudantes e sociedade do Estado.
As propostas feitas ao Prêmio devem atender critérios como a observação da lei de ATHIS, que engloba ações de edificação, melhoria ou regularização fundiária de habitação para famílias de baixa renda; de Áreas de vulnerabilidade social ou com degradação ambiental; de Integração urbana; e de Assistência técnica para elaboração de projetos relacionados à melhorias urbanas de espaços públicos.
Podem participar do concurso os estudantes dos cursos de arquitetura e urbanismo ofertados pelas IES do Estado do Pará, regularmente matriculados no ano de 2024 ou que tenham concluído sua graduação em arquitetura e urbanismo até o ano de 2023.
O valor do prêmio, que será atribuído para o(s) autor(es) do trabalho e ao professor orientador, varia de R$ 1.000 a R$3.000, sendo entregue em ato público pelo CAU/PA conforme data definida no cronograma, em local e horário a serem divulgados.
A inscrição de cada trabalho concorrente será feita, obrigatoriamente, pelo coordenador, equivalente, ou representante legal do curso de arquitetura e urbanismo, cuja IES e respectivo curso estejam autorizados pelo Ministério de Educação e credenciados para participar do concurso. O período para inscrições é de 09 à 11 de setembro.
(Com informações de CAU/PA)