O Plenário do CAU-PA sediou nesta quarta-feira (10/12) a solenidade de diplomação e posse dos conselheiros titulares e suplentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU-PA).
A diplomação e posse dos nove conselheiros titulares e nove suplentes aconteceu durante a reunião ordinária do Conselho Estadual, a última da atual gestão. O encontro foi iniciado pelo atual presidente do CAU-PA e conselheiro eleito, Adolfo Maia, que deu as boas-vindas e parabenizou os eleitos.
Ele lembrou que o momento era importante e resultado de um processo iniciado há 50 anos. “Lembro que essa luta para a criação do Conselho de Arquitetura é antiga. Em 1999, eu já fiz parte de uma comissão no CREA para debater essa questão”, comenta Adolfo Maia.
Para ele, a primeira gestão do conselho vivenciou um processo de implantação importante. “Ouvimos várias vezes que sem os colegas engenheiros, os arquitetos não se sustentam. Concluímos nossos três anos de mandato à frente do CAU-PA provando o contrário”, avalia Adolfo.
Em seguida, o o Presidente da Comissão Eleitoral, Eduardo Leão, fez a entrega dos diplomas aos eleitos. Os conselheiros estaduais também receberam o termo de posse. Apenas os conselheiros federais ainda serão empossados no próximo dia 15 de dezembro, em Brasília. A data também marca as comemorações pelo Dia do Arquiteto.
“O CAU-PA é uma luta de muito tempo e ter o conselho atuante é uma vitória”, destacou Eduardo Leão. Ele fez um apelo aos novos conselheiros. “Dediquem-se ao CAU-PA, para termos o retorno esperado pelos profissionais e pela sociedade”, finalizou.
O conselheiro eleito Euler Coelho destacou que o sucesso do CAU está diretamente ligado ao fortalecimento da profissão. “Acho muito importante que todos participem das ações do Conselho. Antes, eu não tinha muito acesso ao CREA e com a criação do CAU isso melhorou. Temos que incentivar os profissionais a participarem das atividades desenvolvidas no CAU”, avaliou.
Contas saneadas- Adolfo Maia aproveitou a reunião para informar que o CAU/BR aprovou o relatório contábil do CAU-PA no período de janeiro a setembro de 2014. Ele lembrou que o Conselho começou com R$ 90 mil em caixa e agora, após três anos de uma gestão austera, possui um resultado financeiro com superávit de R$ 460 mil. “É com muito orgulho que entrego o CAU-PA nessas condições e destacar que nesses três anos nosso conselho foi o único no Brasil que nunca recorreu ao Fundo de Apoio criado para ajudar as unidades estaduais”, comemorou Adolfo.
O novo Conselho só vai se reunir novamente no próximo dia 7 de janeiro, para a primeira reunião ordinária da próxima gestão. Na ocasião, serão escolhidos a Diretoria Executiva e as comissões de trabalho.
Abaixo os nomes dos conselheiros empossados e seus respectivos suplentes:
Conselheiros Federais
Wellington de Souza Veloso- Titular
Mariano de Jesus Farias Conceição- Suplente
Conselheiros Estaduais
Adolfo Raimundo Lopes Maia- Titular
Sandoval Ferreira Martins Neto- Suplente
Alice Silva Rodrigues Rosas- Titular
Filomena Mata Longo- Suplente
Luís Guilherme Figueiredo Ferreira- Titular
Jorge Martins Pina- Suplente
Luiz Fernando Martins Pinto- Titular
Uyraque Soares de Holanda Lima- Suplente
Leila do S. A. Rodrigues Giusti- Titular
Baviera Madureira de Carvalho- Suplente
Maria do S. C.de Miranda dos Santos- Titular
Max Tonny Andrade- Suplente
Helder Luiz de Almeida Coelho- Titular
Luís Felipe Sampaio Ferreira- Suplente
Roberta Meneses Rodrigues- Titular
Daniela Gomes Tuñas Nogueira- Suplente
Euler Santos Arruda- Titular
Bruno Navarro Neiva- Suplente
Publicado em 16/12/2014. Fonte: CAU/PA.