O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) lança nesta sexta-feira, dia 12 de julho, edital do projeto CAU-Educa, que investe na extensão universitária de alunos de Arquitetura e Urbanismo do estado para que fomentem educação urbanística e ambiental nas escolas de ensino fundamental da rede pública.
Por meio da viabilização de ações e oficinas que debatem planejamento urbano e questões climáticas, o edital visa o fortalecimento e a democratização do conhecimento das estratégias de mitigação e enfrentamento no ensino público paraense.
As propostas de atividades a serem realizadas em sala de aula devem ser submetidas por professores ou equipe de professores do ensino superior, sendo o responsável pela proposição registrado e regularizado junto ao CAU/PA.
Os trabalhos e oficinas devem ser realizados em escolas de ensino fundamental I ou II, com início previsto de execução em setembro deste ano. Podem participar docentes de Arquitetura e Urbanismo de qualquer instituição de ensino superior do Estado.
Segundo a conselheira do CAU/PA e responsável pelo edital, Letícia Vicente, o concurso é uma oportunidade de fortalecer a discussão entre arquitetura, urbanismo, infância e juventude. “A educação urbanística e ambiental é instrumento para reduzir desigualdades sociais e promover a cidadania. Ao envolver alunos do ensino fundamental em projetos de extensão, o concurso busca aproximar a figura do Arquiteto e Urbanista da sociedade, criando laços mais estreitos e colaborativos”, afirma.
Além da promoção de debates, o edital busca a consolidação de profissionais de arquitetura e urbanismo para atuarem em relação à educação e na promoção de políticas públicas.
CAU-Educa
Desenvolvido pela Comissão de Política Urbana e Ambiental do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o projeto CAU-Educa tem o objetivo de estabelecer uma educação contínua para a construção de consciência urbana e ambiental por meio de diálogos entre a arquitetura e urbanismo, políticas públicas e cidades.
O programa da autarquia federal, que visa garantir o direito à cidade e justiça social, ainda ressalta a importância da valorização do meio ambiente no sentido das águas, da fauna e da flora, do apreço à arborização urbana, das relações sociais.
Confira o edital, disponível a partir do dia 12 de julho, no site do CAU/PA.