RECENTES

CAU/PA presta homenagem ao arquiteto e urbanista Paulo Chaves

É com profunda tristeza e consternação que comunicamos o falecimento do arquiteto e urbanista Paulo Roberto Chaves Fernandes, aos 75 anos, nesta quarta-feira (17) em Belém. O CAU/PA externa solidariedade aos amigos e familiares de um dos mais importantes arquitetos e urbanistas paraenses.

 

Paulo Chaves, como era conhecido, se formou em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Pará em 1968, instituição na qual posteriormente atuaria como professor. Exerceu os cargos de Coordenador de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Belém – PMB, Superintendente Regional da 2ª SR/IPHAN, Superintendente da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves – FCPTN e Secretário de Estado de Cultura do Pará – 1995/2006 e 2011/2018. Atuava também como arquiteto e urbanista juntamente com Rosário Lima em escritório próprio.

 

Paulo Chaves deixou a sua marca em Belém (PA) para os que o conheciam pela sua atuação profissional ou para os que simplesmente já desfrutaram de alguns desses espaços projetados por ele na capital paraense: Estação das Docas; Espaço São José Liberto – Museu de Gemas, Polo Joalheiro e Casa do Artesão; Conjunto Urbanístico Feliz Lusitânia; Parque da Residência; Portal da Amazônia; Parque Naturalístico Parque Naturalístico Mangal das Garças, em coautoria com Rosa Kliass, responsável pelo projeto paisagístico; Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e Parque do Utinga: Amazonário. Em Bragança, o arquiteto projetou o Liceu de Música da cidade. Além dessas intervenções, coordenou equipe de profissionais para revitalizar o Complexo Ver O Peso, do Theatro da Paz, da Feira do Açaí, Praça do Relógio e logradouros do posterior Centro Histórico de Belém e entorno. Paulo Chaves será sempre lembrado pelo seu grande legado deixado ao Pará e aos seus filhos Pablo Fernandes, também arquiteto, e Gabriel Fernandes, advogado.

 

Créditos da foto: Luiz Braga | www.luizbraga.com.br
Créditos da foto: Luiz Braga | www.luizbraga.com.br

 

Fonte: CAU/PA

MAIS SOBRE: RECENTES

2 respostas

  1. Muito pesar pela sua morte, eu oadmirava muito! E vamos admirar sua obra para sempre!

  2. Guardando as proporções…
    O arq. Paulo Chaves está para o Pará, assim como Niemeyer está pra Brasília.
    Tudo que temos de referência arquitetônica em Belém deve.se a ele…
    Estação das Docas
    Parque da Residência
    Forte do Castelo
    Feliz Lusitânia
    Palácio de Justiça
    Hangar
    São José Liberto
    Mangau da Garças
    Outros

    Parabéns e obrigado por tudo, Paulo…
    Pena que não houve homenagens em vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

RECENTES

Terceira edição da Revista Urbanidade apresenta desafios e soluções

RECENTES

CAU/SP recebe doação de acervo do arquiteto Miguel Alves Pereira

RECENTES

Edital de consulta pública de solução BIM para automação de projetos de edificações em Minas Gerais

RECENTES

Cadastrados no CAU terão descontos na inscrição da sexta edição do Seminário Internacional A ERA BIM, evento que acontecerá em São Paulo

Pular para o conteúdo