“Estamos realizando um sonho”, afirmou a presidente da Associação de Moradores da Vila do Amanhecer (AMVA), Severina Oliveira do Nascimento Monteiro, sobre a construção da sede da associação, que beneficiará 35 famílias, totalizando aproximadamente 100 pessoas, na comunidade, situada às margens do Rio Gurugi, no município do Conde, na Paraíba.
A construção é fruto do edital de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB), lançado em 2023. O valor financeiro destinado no edital foi de R$ 100.000,00.
O projeto passou pelas etapas de validação das propostas junto à comunidade, elaboração de orçamento, elaboração e revisão dos projetos executivos, mobilização comunitária para as atividades participativas e execução da obra.
Este é o segundo edital do CAU/PB que beneficia a comunidade Vila do Amanhecer. O primeiro, realizado em 2018, realizou a regularização fundiária de 44 lotes da comunidade. Neste, além da construção da sede da associação dos moradores, também foi iniciada a construção de uma escada, que facilitará o acesso à comunidade, quando concluída.
De acordo com Vanessa Lopes, uma das arquitetas e urbanistas responsáveis, a obra encontra-se em processo de finalização. “Estamos finalizando a fossa ecológica, os últimos acabamentos e ajustes finais. Em seguida realizaremos a finalização da obra, a entrega e a prestação de contas”, afirma.
Vanessa explicou que a obra possui um salão aberto destinado como espaço de encontro da comunidade para realização de reuniões e festas. Já o espaço fechado está destinado a realização de aulas para a comunidade, como reforço para as crianças e alfabetização para jovens e adultos.
O espaço também conta com uma copa de apoio e banheiros acessíveis. Também foi realizada a planagem do terreno com um muro de contenção para evitar deslizamentos nos períodos de chuva.
“Este edital transformou o nosso sonho em realidade, pois com a nossa sede pronta poderemos conseguir mais apoio de órgãos e instituições que verão que o trabalho que desenvolvemos aqui é sério e para o benefício de todos”, destacou a presidente da AMVA.
A vice-presidente da Associação, Maria Aparecida Dutra, agradeceu o empenho da presidente e de todas as mulheres da comunidade. “A Vila do Amanhecer foi gerada por mulheres, que enfrentaram muitas batalhas, mas todas, juntas com a nossa presidente, nunca desistimos. Conseguimos abrir a estrada de acesso à comunidade, conseguimos a regularização fundiária e agora a nossa sede. Só temos a agradecer a todos os arquitetos”, finalizou.
(Com informações de CAU/PB)