Fiscalização

CAU/PB realiza vistoria de acessibilidade no Campus de Mangabeira da UFPB

A fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB) foi convidada pela Defensoria Pública da União (DPU) para participar de uma vistoria com realização de estudo in loco sobre a acessibilidade no Campus de Mangabeira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A vistoria teve como objetivo assegurar que todos os alunos possam usufruir plenamente das instalações universitárias, conforme garantido pela legislação vigente de inclusão e acessibilidade.

De acordo com informações da DPU, foram recebidas denúncias com relatos de alunos que enfrentam uma série de dificuldades devido à falta de acessibilidade no campus. Tais dificuldades não só prejudicam a experiência acadêmica, mas também causam desconforto e constrangimento, afetando diretamente o desempenho e a inclusão desses estudantes.

A equipe de fiscalização do CAU/PB constatou uma série de irregularidades em relação à acessibilidade, como a falta de elevadores para acesso às salas de aula e laboratórios localizados nos andares superiores, entre outras. O relatório completo, com todas as informações referentes aos problemas de acessibilidade encontrados será enviado à DPU, para que seja determinada à universidade a adoção de medidas para a inclusão das pessoas com deficiência.

Outras instituições também foram convidadas a realizar a vistoria, a exemplo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB), Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Paraíba (IAB-PB), Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil da Paraíba (OAB-PB), Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH), Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD), Associação de Deficientes e Familiares (Asdef), entre outros.

(Com informações do CAU/PB)

MAIS SOBRE: Fiscalização

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/BR acompanha agenda intensa de fiscalizações pelo Brasil

CAU/BR reforça ações de fiscalização contra irregularidades na arquitetura

Fiscalização do CAU/AM identifica possível invasão de passeio público em obra

Pular para o conteúdo