CAU/UF

CAU/PI contesta edital de concurso do Ministério Público

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí protocolou nesta quinta-feira (12) um pedido de impugnação ao edital do concurso público para contratação de servidores do Ministério Público estadual. O pedido é baseado no fato do edital, lançado ontem (11), prevê a contratação de engenheiros às vagas destinadas a atuação em atividades às quais Arquitetos e Urbanistas também podem executar.

 

De acordo com o presidente do CAU/PI, Wellington Camarço, a Lei 12.378/2010, garante ao Conselho definir as atribuições que são exclusivas de Arquitetos e quais podem ser compartilhadas com outros profissionais como engenheiros, designer de interiores, paisagistas, entre outras.

 

“O concurso não pode restringir a participação de Arquiteto e Urbanista no concurso, uma vez que todas as atribuições descritas no edital são desempenhadas por estes profissionais. Com esta contestação queremos que o Ministério Público corrija esta falha, para beneficiar não apenas a categoria, mas a própria instituição e a sociedade, a quem os aprovados no concurso devem servir”, pontua Camarço.

 

Entre as atribuições para o cargo de engenheiro previstas no edital estão vistorias, perícias, avaliações em materiais de área da construção civil, elaboração e execução de projetos, dentre outras. Todas as atribuições também pertencem aos Arquitetos e Urbanistas, com base em lei e resoluções criadas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

 

A peça protocolada é assinada pelo assessor jurídico do CAU/PI, Diego Alencar.

 

Pedido de impugnação de edital: Impugnacão de edital

 

Fonte: CAU/PI

Uma resposta

  1. Entendo que deve abrir o concurso público para todos os profissionais, engenheiros(todas as modalidades), Arquitetos e outros. É aí que vamos ter certeza do conhecimento de cada um. Se o profissional não teve em seu curso a formação específica, certamente não irá passar. Dizer que tem atribuição, sem formação é um problema sério e alguns caso, “crime” contra a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Comissão de Exercício Profissional debate Mapa Estratégico de Fiscalização em Natal/RN

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Restauro em Patrimônio Histórico é reconhecido como atribuição privativa de profissionais de Arquitetura e Urbanismo

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

O que muda com a nova resolução da fiscalização a partir de 27 de março

ASSESSORIA PARLAMENTAR

NOTA OFICIAL: Esclarecimentos sobre o PL 2081/2022

Skip to content