O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU/PI) realizou, no dia 25 de junho, na praça principal da Mostra Casacor Piauí, o encontro “Elas na Arquitetura”, que debateu os obstáculos e as expectativas femininas no mercado profissional da arquitetura e do urbanismo. O evento ocorreu durante a 1ª edição da Casacor no estado, que contou com mostras de arquitetura, design de interiores e paisagismo.
Na ocasião, o encontro abordou o aprimoramento de ações afirmativas que garantem o respeito, o reconhecimento e a valorização do trabalho realizado pelas profissionais, assim como o papel do urbanismo na criação de um ambiente seguro para as mulheres.
O tema foi apresentado em forma de palestra pela arquiteta e urbanista Eugênia Villa, que detalhou etapas do processo de violência contra a mulher e a importância delas ocuparem espaços de poder como forma de valorizar o trabalho e a atuação feminina.
O evento ainda contou com cinco profissionais que apresentaram suas trajetórias profissionais em diferentes áreas da arquitetura e urbanismo e que ressaltaram a importância da formação continuada, com objetivo de serem reconhecidas por seu desempenho profissional de excelência.
A discussão foi conduzida pela conselheira estadual Laline Mendes e contou com a participação da coordenadora do GT de Políticas Afirmativas para as Mulheres do conselho estadual, Rayana Cunha; da conselheira e professora Aracelly Magalhães; e da conselheira Teresa Mesquita, assim como de Larissa Santos, que atua com inovação e tecnologia no Sebrae.
Além dos debates, a programação contou também com uma homenagem a sete profissionais que se destacam no mercado da arquitetura e urbanismo piauiense e com uma visita guiada aos espaços da mostra, realizada pelos arquitetos e urbanistas da Casa Almendra Roberto Freitas e Marcia Pires.