Carta Aberta

CAU/PI promove entrevistas com candidatos à Prefeitura de Teresina

Foto: Divulgação CAU/PI

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU/PI) realizou de 11 a 20 de setembro a série Agenda CAU/PI – Eleições 2024, com entrevistas aos candidatos à Prefeitura de Teresina. O objetivo das entrevistas, conduzidas pelo presidente do CAU/PI, Gerardo Fonseca, foi discutir a importância da gestão urbana e apresentar aos candidatos a Carta Aberta aos Candidatos Municipais. O documento enfatiza a importância de integrar o conhecimento técnico dos arquitetos e urbanistas na administração das cidades, buscando melhorar o planejamento e a eficiência dos espaços urbanos.

As entrevistas, com a participação do jornalista João Magalhães, da assessoria de comunicação da autarquia, abordaram temas como planejamento urbano integrado, transporte público, regularização fundiária e habitação de interesse social.

Além disso, pautas como infraestrutura verde, sustentabilidade e participação popular também foram discutidas, com foco na criação de cidades mais resilientes e inclusivas. A elaboração das perguntas ficou a cargo da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU/PI, coordenada pelo conselheiro Carlos Kaiser.

Entre os assuntos mais mencionados, destacaram-se o planejamento urbano e a importância de ouvir arquitetos e urbanistas no processo de formulação de políticas públicas em áreas como mobilidade, meio ambiente, habitação e regularização fundiária.

Os candidatos se comprometeram a reconhecer o papel do arquiteto e urbanista como agente de transformação social, essencial para o planejamento das cidades, especialmente para garantir dignidade à população mais carente, que vive nos bairros periféricos.

“Sabemos o papel e a importância do arquiteto e urbanista no desenvolvimento das cidades, mas para sermos ouvidos, precisamos chegar até quem tem poder de decisão e mostrar como podemos fazer a diferença para que os centros urbanos sejam sustentáveis, eficientes e garantam qualidade de vida e inclusão a toda a sociedade. Foi isso que o CAU/PI conseguiu ao trazer os candidatos à Prefeitura de Teresina para a sede do Conselho”, afirmou o presidente do CAU/PI, Gerardo Fonseca.

O executivo completa: “Entregamos as cartas, propusemos questões e ouvimos como eles planejam abordar temas como planejamento urbano, transporte público, regularização fundiária, gestão participativa e combate às desigualdades. O próximo prefeito de Teresina saberá que o CAU/PI quer contribuir com a cidade”, disse.

Compromissos dos candidatos

As entrevistas foram iniciadas pelo candidato a prefeito Geraldo Carvalho, do PSTU, ele defendeu que o território da cidade seja espaço governado com ampla participação colaborativa por meio de conselhos populares, assim como ouvindo especialistas. Ele elogiou o papel do CAU/PI em mostrar que o arquiteto e urbanista é um agente de transformação social.

O candidato Tonny Kerlley (Novo), entrevistado em 12 de setembro, exemplificou problemas de mobilidade urbana ao relatar sua experiência recente no bairro Dirceu, onde a Avenida São Francisco é interrompida por um córrego. Uma pequena ponte resolveria o problema de mobilidade. “Estava indo para uma reunião na região do bairro Dirceu, e ao passar pela Avenida São Francisco, ela foi interrompida por um córrego, o que mostra a falta de integração nas políticas públicas de mobilidade urbana.”

Telsíro Alencar (Mobiliza), no dia 13 de setembro, abordou a questão da regularização fundiária, ressaltando que a ausência de documentação em muitas casas, inclusive no centro de Teresina, prejudica tanto a arrecadação municipal quanto o trabalho dos arquitetos. “Sem documentos, não há como assinar plantas, o que inviabiliza muitos projetos,” explicou. Ele defendeu a aceleração dos processos de regularização e medidas para cobrar de quem pode pagar, mas não regulariza seus imóveis.

Santiago Belizário (UP), entre outros, comprometeu-se com a reestruturação do planejamento urbano, priorizando as comunidades já estabelecidas. Ele destacou a importância de garantir a regularização das ocupações e desenvolver infraestrutura que atenda às necessidades dessas áreas.

Francinaldo Leão (PSOL), entrevistado no dia 19 de setembro, focou na destinação de imóveis que não cumprem função social para moradia popular. O candidato, que tem experiência como trabalhador informal e estivador, defendeu uma política habitacional voltada para a equidade social.

Encerrando a série de entrevistas, Silvio Mendes (União Brasil), ex-prefeito de Teresina, comprometeu-se a revisar o plano diretor de transporte coletivo e sistema viário, com foco em soluções como VLT e ônibus integrados aos bairros. Ele também se mostrou favorável à criação de uma legislação de calçadas, fundamental para a mobilidade urbana, garantindo acessibilidade e segurança.

MAIS SOBRE: Carta Aberta

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/GO divulga contribuições da Carta Aberta aos Candidatos

CAU/SE encerra Caravana do Pacto pela Sustentabilidade

CAU/SC entrega Carta Aberta para candidatos à prefeitura de Florianópolis

Pular para o conteúdo