ARQUITETOS EM DESTAQUE

CAU/PR: Com a participação da sociedade, Seminário em Curitiba debateu ATHIS

A Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) foi o tema do seminário realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), em Curitiba. Com a participação de representantes de importantes setores da sociedade, o seminário debateu a Lei Federal nº 11.888/2008, que garante para famílias de baixa renda a assistência técnica pública e gratuita de arquitetos e urbanistas e engenheiros para projeto, reforma e construção.

 

Seminário de ATHIS do CAU/PR foi realizado na Capela Santa Maria, em Curitiba

 

Mais de 90 interessados – entre arquitetos e urbanistas, engenheiros, estudantes, entre outros – foram até a Capela Santa Maria para participar do evento, que ocorreu no último dia 10. Transmitido ao vivo pelo site do CAU/PR, o seminário alcançou quase 5 mil pessoas no Facebook. No Canal do YouTube, os vídeos tiveram 397 visualizações

 

Parte 1:

 

 

Parte 2:

 

 

Parte 3: 

 

 

 

Na abertura do seminário, a presidente do CAU/PR, Margareth Ziolla Menezes, lembrou que a lei é de autoria de um arquiteto e urbanista, o ex-deputado federal Zezéu Ribeiro – que faleceu em 2015. Ela também frisou que a lei ainda é pouco aplicada no país. “Por isso, com o objetivo de estimular a produção de habitação social no Brasil, o CAU/PR, o CAU/BR e os demais CAU/UF destinam 2% de seus orçamentos anuais para financiar iniciativas de assistência técnica em habitação de interesse social”, disse Margareth. “É uma oportunidade que se traduz no direito de todos à moradia em condições dignas”, completou.

 

 

A Assessora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça, de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Paraná (MP-PR), arquiteta e urbanista Laura Bertol, revelou que a instituição realizou um levantamento sobre o déficit habitacional no estado e sobre o quanto os municípios investem em moradia. “O MP-PR mapeou os municípios que têm uma demanda por moradia acima da média do estado. Constatamos que são muitos e que essas cidades não investem em habitação. Os gestores ainda não entenderam que fazer habitação de interesse social também é responsabilidade das prefeituras. Isso significa dotação orçamentária. Desde 2011, a nossa estratégia é trabalhar com o planejamento, por isso estamos cobrando planos de habitação de interesse social e suas implementações. Isso tem sido uma luta”, afirmou.

 

Segundo a arquiteta e urbanista Laura Bertol, o MP-PR cobra a implementação de planos de habitação de interesse social nos municípios do estado

 

Outra presença de destaque no evento foi a do Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Silvio Magalhães Barros. Ele ressaltou que o órgão é responsável pelo financiamento e execução dos planos diretores das cidades paranaenses e contou experiências em ATHIS desenvolvidas em Maringá durante a sua gestão como prefeito, entre 2004 e 2012. “Muito municípios não tem sequer um arquiteto e urbanista no quadro da prefeitura. Sendo assim, nós estamos abrindo uma residência técnica, que será uma pós-graduação oferecida pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Vamos preparar arquitetos e engenheiros para desenvolverem projetos públicos de edificações, pavimentações e urbanismo. O edital com 50 vagas será publicado até o final deste ano e os profissionais deverão ter concluído as suas respectivas graduações há, no máximo, três anos. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio e trabalharão junto às associações de municípios do estado” anunciou.

 

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Silvio Magalhães Barros, anunciou a criação da Residência Técnica, um curso de pós-graduação na UEPG que dará bolsas-auxílios para arquitetos e urbanistas e engenheiros

 

 

Além de debates, seis palestras foram realizadas durante o Seminário de ATHIS do CAU/PR. A primeira foi proferida pelo mestre em Arquitetura e doutor em Educação, arquiteto e urbanista Ângelo Arruda, que apresentou a palestra “10 anos de implantação da Lei de ATHIS e a necessidade de sua implantação nacional: história e análise crítica da criação e implantação da Lei Federal” (clique aqui para baixar a apresentação).

 

Mestre em Arquitetura e doutor em Educação, arquiteto e urbanista Ângelo Arruda

 

A “Arquitetura Social: pesquisa e ensino” foi o tema abordado pela pesquisadora e mestre, arquiteta e urbanista Renata Coradin: clique aqui para baixar a apresentação!

 

A pesquisadora e mestre, arquiteta e urbanista Renata Coradin

 

Já a mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo, Heliana Rocha, falou sobre a experiência do Programa de Residência Profissional da Universidade Federal da Bahia: clique aqui para baixar a apresentação!

 

A mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo, Heliana Rocha

 

À tarde foi a vez da arquiteta e urbanista Carolina Lynn mostrar os “Caminhos Possíveis para a Implementação Municipal do Programa de Assistência Técnica” (clique aqui para baixar a apresentação).

 

A arquiteta e urbanista Carolina Lynn

 

Em seguida, o arquiteto e urbanista Júlio Kajewski tratou da “Assistência Técnica, seus problemas e suas potencialidades” (clique aqui para baixar a apresentação).

 

O arquiteto e urbanista Júlio Kajewski

 

O “Desafio da Habitação em Favelas” foi o estudo de caso mostrado pela coordenadora de Diagnóstico e Avaliação da Teto Paraná, Laís Leão: clique aqui para baixar a apresentação!

 

A coordenadora de Diagnóstico e Avaliação da Teto Paraná, arquiteta e urbanista Laís Leão

 

Por fim, a arquiteta e urbanista Renata Coradin retornou ao palco para apresentar a palestra “ATHIS: uma experiência” (clique aqui para baixar a apresentação).

 

Os participantes do Seminário de ATHIS do CAU/PR

 

Após as palestras, os participantes se reuniram e escreveram a Carta do Seminário de ATHIS do CAU/PR, documento que apresenta a síntese dos principais apontamentos e sugestões do evento e tem a função de ser uma contribuição ao debate e desenvolvimento de ATHIS no âmbito nacional.

 

(Fonte: CAU/PR)

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

Pular para o conteúdo