Funcionários que atuam nas assessorias dos órgãos colegiados do CAU estiveram reunidos na sede do CAU Brasil, em Brasília, nos dias 3 e 4 de abril. O evento contou com a participação dos CAU do Ceará, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Goiás, Pará, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Paraná e Acre, além da equipe do CAU Brasil.
Os colegiados congregam representações diversas para debater temas políticos e administrativos de interesse do CAU. O sistema CAU conta com três órgãos colegiados: o Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU) , o Colegiado de Governança do Centro de Serviços Compartilhados – CGCSC; e o Colegiado de Governança do Fundo de Apoio Financeiro – CGFAF. A existência destes órgãos é prevista no Regimento Geral do CAU. O encontro avaliou a estrutura funcional de cada CAU/UF e do CAU Brasil para oferecer suporte aos colegiados e os desafios encontrados pelas equipes.
COLEGIADOS DO CAU
O Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU) é o espaço que congrega as entidades da arquitetura e urbanismo (IAB, SASC, AsBEA, FNA e FENEA). Sua atribuição regimental é discutir as propostas relacionadas ao exercício profissional, ensino e formação. Sob a responsabilidade do Colegiado de Governança do Centro de Serviços Compartilhados (CGCSC) estão estruturas operacionais, como o SICCAU e a Rede Integrada de Atendimento (RIA). Já o Colegiado de Governança do Fundo de Apoio Financeiro (CGFAF) é responsável por gerenciar o fundo especial previsto na Lei 12.378/2010 para equilibrar as receitas e despesas dos CAU nos estados, com atenção especial aos que não conseguirem arrecadação suficiente para a manutenção de suas estruturas administrativas.