Parceria

CAU/RJ patrocina ação de manutenção do acervo físico do Instituto de Arquitetos do Brasil

Imagem: Ascom – IAB/RJ

Por meio do Edital de Patrocínio Cultural Ítalo Campofiorito, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) está patrocinando a organização e catalogação do vasto acervo físico do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio de Janeiro (IAB-RJ). Essa iniciativa é um marco para a preservação de um dos maiores acervos de arquitetura e urbanismo do país, que inclui aproximadamente 3 mil livros e 7 mil periódicos.

Etapas do Trabalho

No primeiro estágio, as bibliotecárias responsáveis estão realizando a identificação e organização física de livros, periódicos e documentos. Esse processo inicial é fundamental para criar uma base sólida para a gestão do acervo.

Na próxima etapa, será realizada a ordenação e conferência de todo o material, consolidando o acervo como uma fonte de referência essencial para pesquisadores, profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo.

“Desde que assumimos o CAU/RJ, a atual gestão vem atualizando todas as pendências administrativas que ficaram incompletas nas últimas gestões. Assim, com muita satisfação, anunciamos finalmente a implementação desta importante iniciativa do IAB RJ para organização de seu acervo, conforme resultado do Edital de Patrocínio 2023, divulgado dia 31 de julho daquele ano”, afirmou o Presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes.

Preservar a memória arquitetônica é fundamental para garantir que o conhecimento registrado nos livros e nos projetos antigos seja transmitido para as futuras gerações de profissionais. Esse processo permite que os novos arquitetos e urbanistas compreendam as técnicas, estilos e soluções do passado, aplicando e aprimorando essas ideias no contexto contemporâneo.  A Vice-Presidente do CAU/RJ Michelle Beatrice ressaltou a importância da ação para o Conselho:

“Essa iniciativa reforça o compromisso da nova gestão do CAU/RJ com a preservação da memória arquitetônica e urbanística e fortalece os laços com entidades como o IAB RJ, garantindo que esse valioso acervo esteja acessível para as futuras gerações”.

Neste primeiro estágio, as bibliotecárias estão se responsabilizando pela identificação e organização física dos livros, periódicos e documentos. O próximo passo será a ordenação e conferência de todo o material.  A Conselheira Federal Leila Marques acredita que esta ação irá beneficiar futuras gerações:

“Um documento mal guardado é um documento perdido. O mesmo se aplica a livros, periódicos e demais documentos. Todos que estão guardados no IAB RJ fazem parte da memória nacional da nossa Arquitetura e Urbanismo, sendo fundamental a sua catalogação para que novas gerações possam consultar, pesquisar e se informar. Trabalho, portanto, fundamental que tem conceito similar ao do projeto Memória Fluminense que desenvolveremos ao longo de 2025”.

A iniciativa reforça o compromisso da autarquia com a preservação da memória e do conhecimento na área, garantindo que esse acervo histórico seja acessível e devidamente conservado para as gerações futuras.

Esse esforço conjunto entre o CAU/RJ e o IAB-RJ não só valoriza a história da arquitetura brasileira, mas também fomenta a disseminação do saber técnico e cultural indispensável ao desenvolvimento do setor.

(Com informações do CAU/RJ)

MAIS SOBRE: Parceria PARCERIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura de Teresina apresenta ao CAU/PI o plano diretor de arborização da cidade

CAU/RJ assina parcerias com prefeituras e instituições para fortalecimento da profissão

Prefeito eleito de Teresina indica CAU/PI para grupo de estudos sobre revitalização

Pular para o conteúdo