O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte (CAU/RN) parabenizou a iniciativa do Conselho de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte, que anunciou recentemente a previsibilidade do tombamento do prédio do Cine Panorama, um dos mais importantes ícones do patrimônio arquitetônico histórico potiguar.
Essa iniciativa do Conselho de Cultura se soma às ações realizadas pelo CAU/RN, que recentemente percorreu as ruas do centro histórico de Natal, destacando edifícios emblemáticos que abrigaram importantes cinemas da cidade. Durante esse percurso, foram ressaltados os valores históricos, arquitetônicos e culturais desses prédios, reforçando a necessidade de medidas urgentes para sua preservação e valorizando seu papel na formação cultural de gerações.
Portanto, a valorização do Cine Panorama, assim como de outros cinemas históricos da cidade, reforça a urgência de medidas de preservação para que as futuras gerações possam continuar a vivenciar e compreender a história de Natal por meio de sua arquitetura. O CAU/RN acredita que a preservação desses espaços é fundamental não apenas para a proteção do patrimônio, mas também para a promoção da identidade cultural e o fortalecimento da memória coletiva da cidade.
Para o CAU/RN, iniciativas como essa contribuem para a revitalização do centro de Natal, integrando história e modernidade, e promovendo um futuro sustentável e conectado com nossas raízes.
(Com informações do CAU/RN)