Dois dias para vivenciar a arquitetura e o espaço urbano em Passo Fundo. A cidade será palco do Rumos da Arquitetura e Urbanismo nos dias 21 e 22 de novembro. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) prepara uma programação diversificada para envolver a comunidade, profissionais e estudantes da área.
As atividades serão concentradas na Faculdade Atitus – Campus Santa Teresinha (R. Sen. Pinheiro, 304 – Vila Rodrigues).
No primeiro dia do evento, a partir das 10h, uma Oficina de Fotografia vai estimular a sensibilidade do olhar do público para o espaço urbano. Os participantes terão oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a arte de retratar ruas, praças e edificações com a orientação de dois profissionais com ampla experiência na área.
Fotógrafos e arquitetos, os ministrantes José Daniel Craidy Simões e Luís Henrique Brock conduzirão os entusiastas da fotografia por uma imersão técnica e prática para captar recortes da paisagem no Parque da Gare, localizado na Vila Lucas Araújo.
Às 14h, a Caminhada da Arquitetura e Urbanismo vai reconstituir a história da cidade a partir da arquitetura. Guiados pelos professores, pesquisadores e arquitetos Marcos Frandoloso, Deise Flores e Greice Rampanelli, os participantes reconhecerão os diferentes tempos de desenvolvimento da cidade através de sua organização urbana e de exemplares da arquitetura em diferentes estilos.
Entre os pontos previstos no trajeto, estão edificações históricas, como o Moinho Riograndense e o Cine Coral, e espaços de convivência como as praças Tamandaré, Marechal Floriano e Capitão Jovino. A atividade contará com tradução para a Língua Brasileira de Sinais. Em seguida, o debate “Expansão Urbana de Passo Fundo” continua a reflexão sobre como as mudanças no espaço urbano afetam a vida da cidade.
À noite, logo após a abertura oficial do Rumos Passo Fundo, o debate sobre Planejamento Urbano e Ambiental vai abordar o papel do plano e projeto paisagístico para garantir a resiliência urbana e o futuro das cidades. A professora Luciana Schenk, professora doutora no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU – USP) e uma das fundadoras da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) falará sobre a relevância desta especialidade da arquitetura e urbanismo. “Temos construído conflitos de toda natureza a partir de nossos processos de desenvolvimento.
A palestra apresenta a Paisagem, seu plano e projeto, como parte da estratégia de construção de um futuro comum: mais justo, são e feliz”, explica a palestrante.
O segundo dia do evento terá programação reservada para palestras técnicas voltadas para a formação profissional de arquitetos e urbanistas e estudantes da área. São elas Imersão BIM, ministrada pela consultora na implantação da plataforma BIM em escritórios de projetos e áreas institucionais Lisiane Gomes; e Avaliação de Imóveis – mercado e oportunidades, que será conduzida pela arquiteta Renata Bandarra, especialista em avaliações de imóveis e acompanhamento de obras financiadas para instituições e Órgãos Públicos.
Para fechar a programação, o CAU/RS reserva um espaço precioso para fortalecer a autonomia profissional: o Tira-dúvidas coloca a equipe do Conselho à disposição dos arquitetos e urbanistas para esclarecer dúvidas recorrentes do cotidiano, como as relacionadas à emissão de RRT, atuação profissional como pessoa física e jurídica e divulgação dos serviços comerciais nas redes sociais. A atividade acontece no Escritório Regional do CAU/RS (Rua Quinze de Novembro, 961 – Loja 3 – Centro).
A edição passofundense é a última da programação do Rumos da Arquitetura e Urbanismo em 2024. Capão da Canoa, Porto Alegre e Pelotas também receberam o principal evento técnico dos profissionais gaúchos neste ano.
Confira a programação completa e os palestrantes no site da autarquia.
(Com informações do CAU/RS)