ATHIS

CAU/RS compartilha experiências de arranjos institucionais para a viabilizar ATHIS nas cidades gaúchas

 

Possibilidades de arranjos institucionais para a implementação de ações de ATHIS nos municípios foram o foco na Oficina 1 da Semana da Habitação 2023, no dia 26 de julho, em Aracaju. O modelo de atuação interinstitucional desenvolvido pelo CAU/RS foi o case convidado para inspirar representantes dos CAU/UF a viabilizarem parcerias para multiplicar iniciativas de ATHIS nas cidades brasileiras. 

 

Os convidados foram o arquiteto e urbanista Paulo Henrique Soares, coordenador do Gabinete de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social do CAU/RS, a coordenadora do Gabinete de ATHIS, Sandra Helena Lehnen Becker, e o Assessor de Relações institucionais e Governamentais, Fausto Leira, e a Sandra Helena Lehnen Becker.

 

A partir do mapeamento de instituições municipais, regionais e estaduais com potencial de parceria, o CAU/RS estabelece estratégias para estruturação das redes institucionais. Os convidados também trouxeram exemplos de uma ferramenta para a classificação dos stakeholders

 

 

O CAU/RS é pioneiro na estruturação de um gabinete de ATHIS, estrutura dedicada a incentivar e oferecer suporte aos municípios na construção de políticas de assistência técnica a partir de convênios e parcerias. Também inovou no modelo em que oferece, como contrapartida dos programas envolvendo outras instituições, a contratação de arquitetos e urbanistas para execução de projetos. 

 

A equipe apresentou detalhes da idealização e execução de projetos-modelo, como o Casa Saudável, que integra arquitetos e urbanistas nas equipes de saúde; Nenhuma casa sem banheiro, destinado a melhorar instalações sanitárias; e ATHIS na prática, que atua na capacitação profissional. 

 

Os palestrantes disponibilizaram documentos que podem ser uteis para a replicação de ações em outras cidades brasileiras. ACESSE AQUI

 

No primeiro dia de programação, a Semana da Habitação 2023 também ofereceu as oficinas “Contribuindo com a Plataforma Observatório da ATHIS” e “Cenários de captação e ampliação de Recursos para ATHIS e REURB”.

MAIS SOBRE: ATHIS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATHIS

UFSC oferta curso gratuito em Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social

ATHIS

15 anos da Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS)

ATHIS

CAU Brasil colabora com projeto de melhorias habitacionais do Ministério das Cidades

ATHIS

IPEA divulga chamada pública com bolsas de pesquisa em ATHIS de Patrimônio

Pular para o conteúdo