Pesquisa

CAU/RS divulga pesquisas acadêmicas para avanço da arquitetura e urbanismo

Imagem: CAU/RS

Está no ar o site criado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) para disponibilizar o resultado das pesquisas realizadas por meio do Edital de Pesquisas Acadêmicas (Chamada Pública 004/2022), que incentivou Instituições de Ensino Superior (IES) gaúchas a desenvolverem pesquisas relevantes para o avanço da arquitetura e urbanismo.

O investimento do Conselho foi de R$ 400 mil, distribuídos entre os vencedores do edital em três eixos centrais de pesquisa:

  • Perfil Profissional dos Arquitetos e Urbanistas no estado do Rio Grande do Sul;

  • Preservação do Patrimônio Histórico Edificado;

  • Diagnóstico Habitacional no Rio Grande do Sul para embasar políticas públicas de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS).

O resultado dessas pesquisas gerou dados confiáveis para orientar políticas públicas e práticas profissionais, alinhando-se à missão do CAU/RS de promover o acesso à arquitetura e urbanismo e fomentar soluções criativas e inovadoras.

Por meio dos dados do eixo que investigou o Perfil Profissional dos Arquitetos e Urbanistas é possível conhecer melhor os profissionais do estado, com recortes de gênero e idade e também informações complementares sobre raça, origem social, distribuição territorial, renda, atuação profissional dominante, remuneração, condições de trabalho, âmbito público ou privado de atuação, atuação acadêmica, empreendedorismo, ensino, mobilidade, dentre outras características.

O estado de preservação do Patrimônio Histórico Edificado do Rio Grande do Sul foi mapeado no segundo eixo da pesquisa e trouxe diagnósticos, estudos de caso, possíveis ações, encaminhamentos e propostas que compatibilizem a preservação do Patrimônio Histórico com o desenvolvimento econômico do Estado.

As ações de ATHIS agora têm dados atualizados pelo terceiro eixo de pesquisa, que realizou levantamento do déficit habitacional nas cidades gaúchas considerando a qualidade das moradias. Assim, fica mais fácil identificar as áreas prioritárias para a aplicação de projetos e programas desse tipo.

Resultados Disponíveis

Os resultados estão disponíveis para toda a sociedade, governos e profissionais, servindo como base de conhecimento para viabilizar novos projetos e iniciativas que utilizem a arquitetura e urbanismo para o desenvolvimento urbano e social de forma sustentável e inclusiva.

Confira o resultado das pesquisas.

(Com informações do CAU/RS)

MAIS SOBRE: Pesquisa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Banco Mundial implementa estudo sobre ambiente de negócios no Brasil

Pesquisa traça o perfil do profissional da arquitetura e urbanismo no RS

Ipea lança oportunidade de bolsa para pesquisa em arquitetura e urbanismo

Pular para o conteúdo