O concurso de fotografia de 2024 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) recebe participações até 10/10. A edição, que visa selecionar imagens com o tema “Patrimônio Cultural Imaterial localizado no Estado do Rio Grande do Sul”, tem o objetivo de incentivar produções fotográficas que retratem locais de memória associados a manifestações culturais.
Podem participar fotógrafos amadores e profissionais, arquitetos e urbanistas interessados no tema, residentes em todo o Brasil, sem limite de idade. Serão doze imagens selecionadas para compor o calendário oficial 2025 do CAU/RS e que também poderão ser utilizadas em materiais institucionais, como campanhas, exposições e nos canais de comunicação da autarquia.
As 12 melhores fotos serão premiadas no valor de R$ 1.000. As inscrições são gratuitas e as fotos devem ser enviadas até 10/10 para o e-mail [email protected], sendo permitida apenas uma participação por pessoa. As fotografias devem ser inéditas, nunca antes publicadas em qualquer veículo, seja impresso ou eletrônico.
O Conselho ainda reforça que as imagens devem ser enviadas junto com o respectivo Termo de Autorização para Uso de Fotografia e Cessão de Direitos de Autor e que somente serão aceitos e-mails com ambos os documentos anexados. Não serão aceitos e-mail cujas fotografias estejam disponibilizadas em links para acesso on-line ou nuvem.
Também não serão aceitas fotografias que já tenham, em quaisquer instâncias, sido premiadas até a data de inscrição no concurso, assim como não serão aceitas fotografias que apresentarem interferências eletrônicas como: montagem, colagens, inteligência artificial ou qualquer outra manipulação que descaracterize as características captadas na imagem.
A proposta do edital é capturar fotografias que retratem a arquitetura e a cidade como espaços de vivências e práticas, observando os significados presentes além da matéria construída. A ideia é provocar olhares para a cidade reconhecendo onde estes patrimônios estão, onde a arquitetura, a cidade e o as manifestações culturais se encontram e em que momento eles se tornam indivisíveis, observáveis, fotografáveis e quase “tangíveis”.
Para isso, a fotografia inscrita deve mostrar um espaço arquitetônico reconhecível do território gaúcho (uma rua, espaço interno, paisagem, etc), identificar a manifestação cultural que o/a autor/a deseja demonstrar.
É a terceira edição do concurso fotográfico promovido pelo CAU/RS para despertar o olhar de fotógrafos amadores e profissionais para o patrimônio histórico e cultural gaúcho. A primeira, em 2022, recebeu mais de 200 participações, enquanto a segunda edição, realizada em 2023, provocou os participantes a destacarem o “Patrimônio Cultural Edificado do Rio Grande do Sul em Art Déco”.
Confira as imagens vencedoras das edições 2022 e 2023.
Confira o edital e todas as exigências na íntegra.
Patrimônio imaterial
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), bens culturais de natureza imaterial são “práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares, como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas”.
Capoeira e o samba de roda são exemplos de bens imateriais.
(Com informações de CAU/RS)