ARQUITETURA SOCIAL

CAU/SC lança guia sobre Assistência Técnica em Habitação Social

No Dia Nacional da Habitação, 21 de agosto, o CAU/SC lança o “Guia da Assistência Técnica para a Habitação de Interesse Social: Como fazer?”. O material sistematiza os conteúdos e resultados dos sete módulos do Curso de Capacitação em Athis, promovido pelo CAU/SC e realizado pelo Instituto Educacional para Conscientização e Realização de Políticas Públicas (ICPP). O Curso faz parte do Plano Estratégico de Implementação de ATHIS (PEI–ATHIS), documento que orienta a atuação do CAU/SC nos temas relacionados à habitação de interesse social entre os anos de 2018 e 2023.

 

 

 

 

 

 

Para a presidente Daniela Sarmento, o guia representa uma possibilidade para tornar visível a situação da habitação social e sensibilizar para a busca de soluções para este tema tão complexo. “A habitação é direito, e precisamos compreender seu impacto na solução de diversos problemas que precisamos ver resolvidos no território. Por tanto, faz todo sentido o lançamento do Guia de aplicação da ATHIS, um material que tem como propósito orientar a sociedade sobre o seu direito ao acompanhamento técnico para a melhorar a condição da moradia de famílias de baixa renda”, afirmou.

 

 

 

A arquiteta e urbanista Cláudia Pires comemorou a publicação. Responsável técnica pelo projeto representando o Instituto Educacional para Conscientização e Realização de Políticas Públicas (ICPP) para ministrar o curso, ela definiu o guia como uma iniciativa para “instrumentalizar a Athis e torná-la acessível para todos os que trabalham com o tema”. Assista ao vídeo enviado por Cláudia Pires ao CAU/SC.

 

 

 

O Instituto Educacional para Conscientização e Realização de Políticas Públicas (ICPP) foi contratado pelo CAU/SC via edital público. O projeto teve a participação do arquiteto Demetre Anastassakis e foi um dos seus últimos trabalhos. Uma das figuras centrais dos debates sobre a arquitetura social e o direito à cidade para todos, Demetre participou ativamente do processo de construção da Lei de Assistência Técnica em Habitação Social e faleceu em julho de 2019.

 

 

Conteúdo orientador

 

 

Na primeira parte, o guia traz um glossário com os termos e siglas mais comuns utilizados para referenciar o tema da habitação social. Em seguida, o/a leitor/a poderá acompanhar os materiais de suporte a todos os módulos do curso. Estão disponíveis informações sobre o contexto da política urbana e a Lei da Assistência Técnica (Lei 11.888/08), tema dos dois módulos iniciais do curso. Em seguida, explanações sobre o trabalho técnico social e a Athis e a síntese da visita técnica para o trabalho em campo. 

 

Acesse o Guia da Assistência Técnica para a Habitação de Interesse Social: Como fazer

 

 

Plano para promoção da Assistência Técnica

 

 

O PEI-ATHIS é uma ferramenta para divulgar a Lei Federal nº 11.888/2008 e mobilizar o poder público, a academia, os movimentos sociais, a população demandante e profissionais interessados. É um esforço do CAU/SC para a criação de alternativas capazes de suprir o déficit habitacional com a participação direta dos arquitetos. Ele foi possível depois que o CAU/BR determinou, em 2017, a destinação de 2% da sua receita anual de cada CAU/UF para projetos ligados à ATHIS.

 

 

Construído com base em um diagnóstico e a partir de contato com profissionais, acadêmicos, comunidades e poder público, o PEI-ATHIS foi divulgado em diversas cidades de Santa Catarina e em alguns estados da federação, sendo reconhecido e replicado pelo próprio CAU/BR como um manual de ATHIS.

 

 

Conheça o plano

 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo