O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) participa, por meio do vice-presidente da autarquia, Luiz Alberto de Souza, do Seminário internacional de Estratégias para Erradicação da Pobreza Urbana. Organizado pelo Instituto Pereira Passos (IPP), o encontro acontece nos dias 29 e 30 de agosto, com parceria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).
As atividades do Seminário fazem parte do G20 Brasil 2024, que este ano traz o slogan “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”. Nesse sentido, o vice-presidente do CAU/SC participa da Mesa 4, com o tema “Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social”, que ocorre no último dia e cujo objetivo é discutir e compartilhar experiências de inclusão social nacionais e internacionais.
Souza, que também é coordenador da Comissão de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, afirma que a habitação no país ainda é um dos grandes desafios. “Resolver a questão habitacional no Brasil é ainda um dos nossos grandes desafios. O sistema CAU tem atuado efetivamente para contribuir com ações para minimizar essa carência. Eventos como esse ajudam a criar uma consciência coletiva neste sentido”, diz.
Na abertura do evento, que ocorre de forma presencial no Instituto Pereira Passos, a supervisora de programas do ONU-Habitat, Daphne Besen, apresentou o trabalho da organização ressaltando a importância do programa Territórios Sociais, que identifica famílias em risco social e promove a inserção em diversos serviços públicos básicos.
(Com informações de CAU/SC)