O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) está com edital aberto para credenciar pesquisadores junto a instituição com o objetivo de realizar diagnóstico sobre a qualidade dos cursos de Arquitetura e Urbanismo oferecidos pelas universidades do estado.
A proposta do diagnóstico foi feita pela Comissão de Ensino e Formação do CAU/SC, com a justificativa do aumento expressivo de cursos disponíveis nos últimos anos. Nesse sentido, o Conselho reconheceu ser necessário conhecer a realidade atual das condições de oferta dos cursos superiores por meio de pesquisa documental que produza dados quantitativos.
De acordo com o CAU/SC, a primeira etapa é busca por pesquisadores capacitados para a ação. “Por meio da contratação dos serviços profissionais de especialistas, a nossa intenção é diagnosticar pelo menos 30 cursos de arquitetura e urbanismo no estado”, explica o coordenador da comissão, Newton Marçal.
A partir disso, será criado um banco de pesquisadores do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina. A inscrição e envio da documentação pode ser feita até às 23h50min do dia 12/08.
Participação
Podem participar aqueles que obtiverem graduação em Arquitetura e Urbanismo, e possuírem diploma de mestrado ou doutorado na área de Arquitetura, Urbanismo, Planejamento Urbano, Paisagismo, Geografia, Educação, Engenharias ou áreas afins, podem se credenciar.
A Chamada busca selecionar, preferencialmente, candidatos que já possuam experiência em processos de avaliação de cursos de arquitetura e urbanismo efetuados pelo INEP/MEC ou pelo Conselho Estadual de Educação. Haverá devida remuneração para o trabalho, sem a criação de vínculo empregatício junto ao CAU/SC.
Diagnóstico
A pesquisa será feita de forma remota pelos avaliadores selecionados, com um formulário elaborado pela Comissão de Ensino e Formação que facilita a produção de relatório. As principais informações que serão analisadas são: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura disponível relativas à oferta do curso em questão.
Segundo o CAU/SC, o diagnóstico não analisará o mérito pedagógico e também não fará qualquer juízo de valor, servindo apenas para coleta de informações afim de conhecer a realidade atual das condições de oferta dos cursos superiores.
(Com informações de CAU/SC)