Após um período de inatividade, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) volta a ter uma Câmara Temática de Patrimônio. Ela foi reativada este ano com o objetivo de retomar as ações voltadas à valorização do Patrimônio Cultural catarinense. O planejamento é que o Conselho siga com os trabalhos desta Comissão Temporária até o final da gestão atual, em 2026.
Entre as principais iniciativas para os próximos anos está a busca de acordos de cooperação com instituições como FCC-SC, IAB-SC, IPHAN e FECAM. O objetivo é fortalecer ações conjuntas que incluem a fiscalização de imóveis tombados, a divulgação de mapeamentos científicos e a promoção de iniciativas voltadas à preservação e valorização do patrimônio cultural catarinense.
Um dos projetos que marcará a volta da Câmara Temática de Patrimônio é um concurso fotográfico. As ideias visam sensibilizar, ainda mais, a sociedade sobre a importância da preservação.
Com essas ações, o CAU/SC reforça seu papel como agente ativo na valorização do patrimônio cultural e na promoção de diálogos essenciais para a construção de um futuro sustentável. Um futuro que respeite e preserve a memória e história de Santa Catarina.
Entenda o que é uma Câmara Temática
A Câmara Temática de Patrimônio é uma Comissão Temporária criada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) e visa buscar a valorização do patrimônio cultural catarinense.
A Câmara tem compromisso com a preservação e valorização do patrimônio cultural de Santa Catarina, por meio de um conjunto de ações estratégicas que incluem parcerias, eventos itinerantes, produção de materiais educativos para as redes sociais e iniciativas que buscam aproximar a sociedade da temática patrimonial.
A primeira Câmara Temática foi iniciada em 2019 como um grupo participativo que se reunia periodicamente sob o nome Cidade: Patrimônio de Todos. Na época foi estabelecido que o patrimônio arquitetônico e urbano eram uma das questões prioritárias a serem fomentadas pelos profissionais Arquitetos e Urbanistas e pela sociedade em geral. Hoje, com um novo nome, o objetivo do grupo continua o mesmo.
(Com informações do CAU/SC)