CAU/UF

CAU Sergipe lança Edital Desafio Universitário – Athis na Prática

O CAU/SE está com edital aberto para docentes e estudantes universitários com trabalhos na área de Athis.  O chamamento busca fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão universitária para o tema da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e promover o conhecimento da Lei Federal Nº 11.888/2008 (Lei de ATHIS). 

 

Segundo dados da Fundação João Pinheiro de 2013, o estado de Sergipe tem um déficit habitacional de cerca de 82 mil domicílios, sendo que 90,2% deste déficit está na população que vive com até 3 salários mínimos. Além disso, mais de 550 mil pessoas viviam em domicílios sem abastecimento diário de água e mais de 85 mil pessoas viviam em domicílios sem banheiro em 2019 (IBGE, 2021). 

 

“Esses dados nos indicam que é urgente a promoção de políticas públicas de Athis em nosso estado para garantir a moradia digna e adequada a toda população sergipana, em especial, as mais vulneráveis que não tem acesso pelo alto custo da terra urbanizada” diz a presidente do CAU/SE Heloisa Diniz de Rezende. 

 

Embora seja papel do poder público construir políticas e destinar orçamento para políticas públicas de habitação, é importante que instituições e a sociedade estejam engajadas para garantir esse direito. “Todo conselho de arquitetura e urbanismo segue diretriz do CAU/BR de aplicar no mínimo 2% do orçamento anual em ações de Athis. O CAU/SE esse ano reservou 11%, entendendo a importância de fomentarmos ações e políticas públicas para o tema.” completa a presidente.

 

O Edital premiará 02 (dois) trabalhos acadêmicos que desenvolvam atividades práticas em comunidades de famílias com baixa renda (até 03 salários mínimos). 

 

Os trabalhos acadêmicos podem envolver projeto urbanístico e/ou arquitetônico, de reforma de 01 (uma) ou mais moradias, equipamentos urbanos, como praças e parques, projetos de acessibilidade, atividades de regularização fundiária de habitação de interesse social, entre outras possibilidades aderentes ao tema central. 

 

“Entendemos que um dos caminhos para sensibilizar Athis em Sergipe é o ensino e a formação de profissionais para atuarem com o tema. No fim do ano de 2021 realizamos um curso de Regularização Fundiária Urbana para estudantes e profissionais, e agora esse edital” disse Italo Montalvão, conselheiro estadual pelo CAU/SE.

 

A inscrição para participar do edital vai de 08 de fevereiro a 25 de março. O período de submissão dos trabalhos será entre 16 a 25 de maio e a divulgação das equipes vencedoras em 06 de junho de 2022. O edital e mais informações estão em anexo.

 

Instituições de ensino superior, estudantes e docentes, podem se inscrever no link Aqui!

Confira o edital Aqui!

MAIS SOBRE: CAU/UF

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Roberto Bratke, arquiteto que transformou a paisagem da zona sul de São Paulo, morre aos 88 anos

ASSESSORIA PARLAMENTAR

NOTA OFICIAL: Esclarecimentos sobre o PL 2081/2022

CAU/UF

Profissionais debatem os desafios das arquitetas e arquitetos negros

Pular para o conteúdo