PATRIMÔNIO CULTURAL

CAU/SP debate preservação do patrimônio das cidades no IV encontro sobre o assunto

Imagem: CAU/SP

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) promoveu, nos dias 23 e 24 de agosto, o IV Encontro sobre Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural, que debateu ações para a preservação do patrimônio no território paulista. Iniciativa da Comissão de Patrimônio Cultural (CPC), o encontro ocorreu na sede da autarquia, no Centro Histórico da capital.

A coordenadora da CPC e conselheira estadual, Maira de Camargo, destacou a importância do evento para a discussão sobre o tema, visto que “o patrimônio cultural tem se tornado um tema desafiador dada a reformulação das cidades”.

A mesa de abertura do primeiro dia, que teve o tema “Outras dimensões do patrimônio: registros e dinâmicas”, debateu o conceito ampliado de patrimônio e as novas formas de preservação, com mediação de Fernando Atique e participações de Sônia Regina Rampim Florêncio e André Gomes. Além disso, houve a realização de debates e apresentação de estudos de casos sobre a atuação de arquitetos e urbanistas no campo do patrimônio cultural, assim como a apresentação musical do Quarteto de Cordas do Theatro Municipal

Em seguida, a mesa “Reinserção do patrimônio no cotidiano: estudos de caso” contou com participações dos profissionais da Largo Arquitetura Thiago Torina e Leo Rait, que abordaram a Catedral da Sé de Piracicaba. Já os profissionais da Vapor Arquitetura realizaram exposição sobre a Casa de Francisca, enquanto Andrei Massa e Marina Barrio, da empresa Peabiru, falara sobre o Residencial Elza Soares.

A mesa teve mediação de Cristiane Gonçalves para o debate sobre as obras de adaptação a novos usos executadas nestes edifícios pré-existentes.

O dia 24/8 ainda contou com mesa sobre “Políticas municipais para o patrimônio”, que tratou sobre como a gestão pública, em âmbito municipal, pode contribuir para a preservação do patrimônio. Com mediação de Maria Schicchi, a mesa contou com participação de Silvia Passarelli, do município de Santo André; de Jennifer Abreu, do município de Iguape; e Fernando Cunha, prefeito do município de Olímpia.

Tratamento de documentos

No último dia, ocorreu a oficina “Tratamento técnico de documentos de arquitetura e do ambiente construído”, que abordou métodos de conservação de arquivos, tendo como facilitadora a responsável pelo arquivo público de Rio Claro, Mônica Cristina Brunini.

Ao final da capacitação, aconteceu a oficina infantil “Mãozinhas no Patrimônio Português: Oficina lúdica de azulejaria”, com a facilitação de Ana Carolina Gleria, que trouxe as crianças da primeira infância para dentro do edifício.

Veja as fotos do evento.

(Com informações de CAU/SP)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ArquiMemória 6 discute preservação do patrimônio e democracia em Salvador

CAU/GO anuncia Projetos Selecionados para o Patrocínio Cultural 2024

Corumbá sediará etapa Pantanal do Diálogo sobre Patrimônio Cultural e Ações Climáticas

Pular para o conteúdo