Durante o mês de agosto, a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), Camila Camargo, intensificou o diálogo com as Associações Regionais do estado, por meio de visitas as regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
O objetivo dos encontros foi fortalecer as parcerias, discutir as necessidades dos profissionais e dar um passo importante na implementação dos Polos Regionais, iniciativa estratégica do Conselho para descentralizar os serviços e aproximar a autarquia dos profissionais.
No dia 13/8, a instituição participou de duas reuniões. Pela manhã, em Guaratinguetá, o CAU/SP reuniu-se com a Associação Guaratinguetaense de Engenheiros e Arquitetos, vinculada à União das Associações da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. Na ocasião, discutiu-se a importância da iniciativa para o fortalecimento da associação e a melhoria no atendimento aos profissionais da região.
Pela tarde, a presidente Camila Camargo esteve em Caraguatatuba para conversas com representantes da Associação dos Arquitetos e Urbanistas de Caraguatatuba, como o presidente da associação, Delvan Nascimento, e profissionais locais.
Já no dia 14/8, o CAU/SP esteve na cidade de São Sebastião, para encontro com representantes da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Sebastião, em que se discutiu as demandas da região e a viabilidade de implementar um Polo do Conselho em São Sebastião.
A reunião contou com a participação da vice-presidente da associação, Juliana Luna, do secretário Rafael Vilela, do tesoureiro Hugo Felicio e do presidente do Conselho Consultivo Fiscal Rodrigo Cezario, além de José Evanildo e do presidente César Sant’Anna.
Além da presidente do CAU/SP, colaboraram também com a construção da agenda pelas regiões o coordenador da Comissão de Relações Institucionais, Rafael Ambrósio, e os conselheiros Marcelo Guedes, Paulo André e Márcia Mallet.
Polos regionais
Como parte do planejamento estratégico 2024-2026, o CAU/SP está implementando um programa para fortalecer sua atuação no território paulista, com foco na criação de Polos Regionais de referência.
Esses Polos devem oferecer espaços adequados para atendimento e apoio aos profissionais de Arquitetura e Urbanismo, incluindo uma programação contínua de orientação e capacitação para diferentes perfis profissionais.
A estratégia inclui parcerias com empresas e instituições oferecendo infraestruturas como salas de reunião, co-working e serviços de impressão entre outros.
O programa também prevê ações permanentes de orientação e capacitação, em colaboração com parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os locais dos polos serão escolhidos com base nas cidades que enfrentam desafios de acesso aos serviços do Conselho.
(Com informações de CAU/SP)