No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20/11), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) preparou uma série de eventos para promover debates sobre o tema.
A autarquia promove, no dia 12/11, a partir das 19h, a palestra “Vozes Negras na Arquitetura e Urbanismo”, com o professor Fabrício Forganes Santos, em Presidente Prudente. O evento ocorre no Museu e Arquivo Histórico Municipal “Prefeito Antônio Sandoval Netto”.
Fabrício Forganes Santos é arquiteto e urbanista (UniSantos), mestre em Arquitetura e Urbanismo (FAAC/UNESP), e doutorando em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP).
Ele ainda é professor na Escola da Cidade em São Paulo/SP e de outras instituições museológicas, além de membro do Instituto Tebas de Educação e Cultura.
Também é autor do livro “As três Igrejas dos Homens Pretos de São Paulo de Piratininga” (2022), baseado em pesquisa que ganhou Menção Honrosa no Prêmio ANPARQ 2022.
O evento é gratuito e não necessita de inscrição.
Já nos dias 29 e 30/11, na sede do Conselho, ocorrerá o “1° Seminário Vozes Negras na Arquitetura e Urbanismo”. Será uma oportunidade para debater e compartilhar experiências e estratégias para fortalecer a representatividade racial na Arquitetura e Urbanismo e impulsionar ações que promovam a equidade e diversidade racial nesta área.
(Com informações do CAU/SP)