O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), por meio de suas Comissões de Acessibilidade e de Mobilidade Urbana (CAC e CMU), realiza o “Seminário do CAU/SP sobre Acessibilidade na Mobilidade Urbana”, na sede no Centro Histórico da capital, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2024.
O evento tem como objetivo promover o debate sobre a acessibilidade na mobilidade urbana, em especial nas calçadas, considerando olhares diferentes dos profissionais arquitetos e urbanistas, dos poderes públicos, das pessoas com deficiências e da sociedade em geral.
A ocasião também trata de reunir recomendações aos diversos atores envolvidos com a produção da cidade na busca da construção de cidades mais inclusivas e acessíveis.
Workshop ‘Por onde eu passo?’
Além do seminário, a programação prevê ainda um ‘workshop’ no dia 6, com percurso guiado pelo Centro Histórico da capital paulista.
Nesta proposta, os participantes se imaginam nas condições físicas e/ou sensoriais de personalidades fictícias e realizam percurso pré-estabelecido com paradas específicas.
Os participantes serão solicitados a fazer o registro de observações sobre diversos parâmetros que promovem facilidades ou dificuldades na acessibilidade das pessoas no espaço mais democrático da mobilidade urbana, a calçada, e os elementos que a compõem e a circundam.
Programação
-
Dia 06/12
08h30 – Cadastramento e coffee break
09h30 – Abertura e apresentação
10h – Workshop (Vivência)
12h – Almoço
13h30 – Workshop (Dinâmica)
18h30 – Exibição de Curta Metragem sobre Mobilidade Urbana Mobifilm
19h30 – Encerramento do 1º dia
-
Dia 07/12
09h30 – Abertura do 2º dia do evento
09h40 – Mesa: Diálogos da Acessibilidade na Mobilidade Urbana
Participação de representantes do Poder Público e Sociedade Civil
11h – Mesa: Acessibilidade na mobilidade urbana: direito social e atuação profissional
Com apresentação de boas práticas
12h30 – Encerramento
Esta programação está sujeita a alterações até a data de realização. Acompanhe as atualizações pelo site e redes sociais.
(Com informações do CAU/SP)