No início deste mês, na SOCIESC, em Joinville, ocorreu um bate-papo entre os representantes do Conselho de Arquitetura de Urbanismo de Santa Catarina e os egressos do curso de arquitetura e urbanismo. O vice-presidente do CAU/SC, Giovani Bonetti, juntamente com o conselheiro Leonardo Dantas, explicou para os formandos como funciona a estrutura do CAU/SC e como será essa relação dos alunos no futuro. “Foi um belo bate-papo para explicar a relevância do conselho na vida deles”, relatou Giovani Bonetti.
A palestra faz parte do projeto CAU na escola, cujo objetivo é aproximar o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) dos estudantes e formandos dos cursos de arquitetura e urbanismo. Por meio de palestras, a Comissão de Ensino e Formação do CAU/SC explica a história de criação do Conselho, questões de atribuição profissional, de ética e ainda temas mais práticos, como solicitar o registro profissional e as funcionalidades básicas do sistema CAU.
De forma objetiva, são realizados bate-papos informais, para tirar dúvidas, fazer consultas e, até mesmo, ouvir reclamações dos egressos. A ideia é despertar o novo profissional para questões da atuação profissional.
Coleta biométrica
Além disso, o programa CAU nas escolas permite que seja feito com os formandos e profissionais um trabalho de coleta biométrica para a confecção da carteira de identidade profissional. Nos postos itinerantes de atendimento, são tiradas as fotografias, feita a coleta da assinatura e a impressão digital. Antes da coleta, é preciso efetuar a atualização dos dados cadastrais no SICCAU e imprimir o atestado de veracidade, que deve ser entregue no momento da coleta.
Documentação necessária
No dia da coleta, é preciso levar,obrigatoriamente,os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, carteira de tipo sanguíneo (se houver) e diploma.
FONTE: CAU/SC
Publicado em 17/08/2016