CATEGORIA

CAU/AL adverte publicamente arquiteto após processo ético

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) advertiu publicamente, na tarde desta quarta-feira (27), o arquiteto alagoano Ronald Allan de Carvalho Lopes, após conclusão do processo ético de número 28997/2015, aberto contra o profissional na Comissão de Ética e Disciplina (CED) do Conselho.

 

A advertência – feita no próprio site do CAU/AL, foi imposta como penalidade pelo profissional descumprir a obrigatoriedade de emissão de Registros de Responsabilidade Técnica (RRT’s), infringindo o inciso XI do Artigo 18 da Lei federal 12.378/2010, referente aos processos de fiscalização (ver sanção).
 
 
O Registro de Responsabilidade Técnica – RRT é o documento que comprova que projetos, obras ou serviços técnicos de Arquitetura e Urbanismo possuem um responsável devidamente habilitado e com situação regular perante o Conselho para realizar tais atividades. A emissão do RRT é de obrigação do Arquiteto e Urbanista ou da pessoa jurídica de Arquitetura e Urbanismo (por intermédio de seu responsável técnico cadastrado no CAU).
 
 
“A emissão do RRT é um instrumento importante para definir claramente as responsabilidades de cada profissional em um projeto ou obra. É direito da sociedade saber quem são os responsáveis pelas obras, sejam públicas ou privadas. Um exemplo foi noticiado recentemente na obra da ciclovia do Rio de Janeiro em matéria do Jornal nacional, 27, sobre a ausência de registros no processo licitatório e na execução da obra da ciclovia, o que pode ser um indício do exercício irregular da profissão de arquitetura ou engenharia, e talvez, um fator decisivo para a fatalidade ocorrida”, explica o Conselheiro Edgar Filho.
 
 
Vale ressaltar que o processo ético-disciplinar não exime o profissional à obrigatoriedade de regularização dos processos de fiscalização pendentes.
 
FONTE: CAU/AL
 
Publicado em 02/05/2016
MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo