CATEGORIA

CAU/AL apresenta app para denúncia de irregularidades em obras

Uma nova forma de ajudar os arquitetos e urbanistas na luta pela defesa da profissão. Foi com esta finalidade que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) apresentou na noite desta terça-feira (15) aos profissionais alagoanos o MobiArq Protagonist, um aplicativo que vai permitir que o profissional de arquitetura envie fotos e informações sobre possíveis irregularidades em obras e edificações para auxiliar a equipe de fiscalização do CAU.

 

“Esta é uma ferramenta que vai permitir maior interação entre profissionais e a nossa equipe de fiscalização. Temos intensificado nossas ações em todas as cidades do estado de Alagoas e visitado muitas obras que são sinalizadas através de denúncias. Certamente este aplicativo vem para nos ajudar, e muito, no combate ilegal da profissão, por exemplo”, destaca Tânia Gusmão, presidente do CAU/AL.

 

Para utilizar o aplicativo – que pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play -, o arquiteto vai usar os seus dados atualizados que estão cadastrados no Sistema de Informação e Comunicação (SICCAU) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, como seu CPF e senha. O aplicativo armazena as contribuições de forma georreferenciada e envia à equipe de fiscalização do CAU/AL para que seja incluída na rota de visitas.

 

 

O Sistema de Inteligência Geográfica (IGEO) utilizado no app foi projetado pelo CAU/BR para atender as demandas por cruzamento de dados cadastrais georreferenciados como auxílio na tomada de definição de estratégias. “A componente espacial geográfica é fundamental para o desenvolvimento de metodologias e rotinas de atividades nas mais diversas áreas de atuação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo”, explica Norlan Dowell, diretor geral do CAU/AL.

 

A principal função do IGEO é auxiliar na fiscalização. Ele possui algumas funções de mapeamento como a produção profissional por estado ou por município, os indicadores sociais a correlação dos profissionais com sua produção arquitetônica, além de integrar a tecnologia móvel permitindo leituras e inserções diretamente do campo.

 

O IGEO possui aplicativos integrados para dispositivos móveis (smartphones e tablets). “Essa nova ferramenta chega a mapear as atividades do CAU, como por exemplo, os Registros de Responsabilidade Técnicas (RRTs) emitidas. E vai além, ela pode mapear os alvarás emitidos pelas prefeituras municipais” reforça o diretor.

 

De acordo com a presidente do CAU/AL, a adesão dos profissionais será fundamental para a melhoria dos resultados nas fiscalizações em obras e reformas em Alagoas. “Com a colaboração ativa dos arquitetos e urbanistas na construção das cidades alagoanas, o CAU terá mais informações para cumprir sua missão de orientar e fiscalizar o exercício da Arquitetura e Urbanismo em nosso estado”, afirma a presidente do CAU/AL.

 

FONTE: CAU/AL

 

Publicado em 07/04/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

0 resposta

  1. PARABÉNS AO CAU PELA INICIATIVA QUE SEM DÚVIDA, CONTRIBUIRÁ POSITIVAMENTE PARA O CRESCIMENTO DO CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO NO ESTADO DE ALAGOAS.

  2. PARABÉNS AO CAU/AL ASSIM COMO A TODOS OS CAU/UF QUE JÁ USAM ESTA PLATAFORMA QUE É FANTÁSTICA.
    SEM SOMBRA DE DÚVIDAS, É MAIS UM MECANISMO PARA CONTRIBUIR COM A CLASSE DOS ARQUITETOS.
    AOS CAU/UF QUE AINDA NÃO USAM, NÃO DEMOREM COLOCAR EM PRÁTICA ESTA FERRAMENTA.

    AS PREFEITURAS PRECISAM MELHORAR SEUS QUADROS DE FISCAIS EM QUANTIDADE E QUALIDADE, ESSA É A OUTRA PARTE DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA QUE AS INTERVENÇÕES SEJAM EFETUADAS SOMENTE POR PROFISSIONAIS COM HABILITAÇÃO E COMPETÊNCIA PARA TAL.
    OS CAUS PRECISAM ATUAR NESSA DEMANDA, COBRAR DOS PREFEITOS UMA MELHOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇO NO ÂMBITO DAS FISCALIZAÇÕES NAS CIDADES…INICIA-SE PELAS CAPITAIS..DEPOIS SEGUNDAS MAIORES CIDADES DE CADA ESTADO…DEPOIS TERCEIRAS….ETC…ETC…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo