Sobre a Exposição Fotográfica:
O que: I Exposição Fotográfica – Severiano Mário Porto
Quando: No período de 17 a 28 de Fevereiro de 2017 | Horário: 10h às 22h
Onde: Amazonas Shopping – No corredor da Livraria Leitura | 2° piso. (Manaus)
Entrada: Aberta ao público (Gratuita) | Informações: (92) 3302-2959 / 98413-8384
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas – CAU/AM, promove no período de 17 a 28 de fevereiro, a 1ª Edição da Exposição Fotográfica ‘Severiano Mário Porto’, no Amazonas Shopping, em Manaus. A ação faz parte da exposição fotográfica itinerante do CAU/AM.
O Arquiteto e Urbanista, Severiano Mário Porto, foi responsável por desenvolver um modelo único de arquitetura, com referência amazônica e que une técnicas sustentáveis.
Este trabalho desenvolvido pelo CAU/AM, através da Comissão de Política Profissional, Política Urbana e Ambiental (CEPUA) tem como objetivo o resgate deste importante legado, afinal Severiano Mario Porto, conseguiu captar e inserir em suas obras, todas as condicionantes regionais, demonstrando uma capacidade ímpar de equilibrar o regional com o moderno. O Tombamento destas obras significa apenas o primeiro passo para a conservação deste importante legado.
Em março do ano passado, foram tombadas, por seu interesse arquitetônico, histórico e cultural, as edificações de projetos do arquiteto Severiano Mário Vieira de Magalhães Porto, construídos no Estado do Amazonas. Saiba mais: Clique aqui
Entre elas, está o Fórum Henoch Reis, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e mais de 20 outras importantes obras tombadas.
A exposição pretende ilustrar a sua contribuição para Amazônia e prestar uma homenagem à riqueza arquitetônica herdada pelos amazonenses. O arquiteto e urbanista, Gonzalo Renato Nunez Melgar, Heraldo Costa dos Reis e Iuçana Mouco, assinam a exposição fotográfica.
Principais obras no Amazonas:
1965 – Estádio Vivaldo Lima, Manaus (demolido)
1967 – Restaurante Chapéu de Palha (demolido)
1969 – Edifícios como a sede da Petrobrás
1971 – Sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus Suframa, Manaus
1971 – Residência do Arquiteto, Manaus
1973 – Campus da Universidade da Amazônia (UFAM)
1978 – Residência Robert Schuster, Tarumã, Manaus
1983 – Centro de Proteção Ambiental de Balbina, Presidente Figueiredo
1979 – Pousada dos Guanavenas, Ilha de Silves
1992 – Parque Urbanização de Ponta Negra, Manaus
1994 – Sede da Aldeia Infantil SOS (ONG vinculada à Unesco)
Fonte: CAU/AM