CATEGORIA

CAU/AM: parceria com Sindicato dos Empregados em Condomínios do Amazonas

dscn44211

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU/AM), através do seu departamento de fiscalização, em conjunto com a Comissão de Exercício Profissional, Ética e Disciplina (CEPED|CAU/AM), elaborou Guia de Fiscalização com as principais especificações técnicas para auxílio de síndicos do Amazonas.

 

Na manhã desta quinta-feira (13), o conselho reuniu-se com o Sindicato dos Empregados em Condomínios e Empresas Prestadoras de Serviços – SINDECOMPRESTS para tratar do termo de cooperação entre as duas entidades, em prol do desenvolvimento das atividades desempenhadas pelo setor de fiscalização do CAU/AM nos condomínios do Amazonas.

 

“Atualmente existe na cidade de Manaus uma média de 900 a 1100 condomínios onde a entidade presta os seus devidos serviços”.  Afirma o presidente do SINDECOMPRESTS, Júlio Cezar.

 

O Guia de Fiscalização trata como tema central a Responsabilidade Técnica – da obra ou serviço, principal atribuição profissional e o respeito às normas vigentes relacionadas à Arquitetura e Urbanismo.

 

“Ação do departamento de fiscalização do CAU/AM tem por objetivo, informar aos síndicos da cidade a importância de registrar e legalizar as obras dentro dos condomínios, assim como, o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) documento necessário emitido pelos arquitetos e urbanistas”. Enfatiza Gabriela Marques – Gerente Técnica do CAU/AM.

 

O RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) também define quem são os responsáveis pelas atividades de Arquitetura e Urbanismo a serem realizadas. Ou seja, isenta o síndico, de ser responsabilizado civil e criminalmente por danos à estrutura predial. Além disso, o RRT atesta o registro do Arquiteto e Urbanista no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas – CAU/AM, comprovando a regularidade do exercício profissional.

 

”As obras devem ter um acompanhamento profissional e ao mesmo tempo analisamos se as obras estão sendo realizadas dentro dos parâmetros do RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), garantindo conforto térmico, acústico e acessibilidade, por esse motivo a exigência de profissional habitado para tal atividade”. Comenta André Ribas – Analista de Fiscalização do CAU/AM.

 

MANUAL DE FISCALIZAÇÃO: Guia para Síndicos – BAIXE AQUI

 

FONTE: CAU/AM

 

Publicado em 17/10/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

2 respostas

  1. Prezados, gostaríamos de obter este Guia de Fiscalização.
    Como proceder para que seja disponibilizado, pois estamos no Rio de Janeiro .
    Atenciosamente

    PEDRO GADELHA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo