CATEGORIA

CAU/AM participa do Projeto “Calçada Legal” iniciativa da Rede Amazônica

 

O lançamento do vídeo publicitário do projeto Calçada Legal, ocorreu na manhã desta quinta-feira (05), na sede da Rede Amazônica, afiliada da Rede Globo em Manaus. O objetivo é incentivar a manutenção de calçadas livres para pedestres, melhorando a acessibilidade e a qualidade destes espaços.

 

Participaram da reunião, além do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU/AM), o  Conselho Regional de Engenheira e Agronomia do Amazonas (CREA/AM), o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb). E os diretores executivos da TV Amazonas idealizadores da campanha.

 

Em entrevista a TV Amazonas e ao Canal Amazon Sat, o Assessor da Presidência do CAU/AM Bessa Júnior falou da importância deste projeto para a cidade de Manaus. “A nossa cidade enfrenta a bastante tempo essa problemática e o nosso dever é buscar meios e ações que possam encontrar uma solução”.

 

Para o presidente do CAU/AM, Jaime Kuck, os arquitetos têm um papel fundamental no processo de promoção da acessibilidade ao elaborarem projetos que contemplem as calçadas. “Acreditamos que é possível criar na população uma cultura urbana que valorize o espaço público e o projeto urbano, que torne a cidade com mais acessibilidade para as pessoas que tem deficiência e que em função disso se retraem”, afirmou.

 

 

O diretor presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita, segundo ele a participação de órgãos e a parceria da própria população é um primeiro passo, citou um exemplo da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. “A prefeitura de Porto Alegre no período que foi sede da copa do mundo de 2014, criou um projeto que cada proprietário da sua residência ou empresário teria que cuidar e consertar a sua própria calçada, ou seja, a prefeitura da cidade enviava o projeto completo da calçada e os moradores ficam a cargo de fazer a obra. O incrível que houveram casos da população unir forças e em conjunto contratarem uma mesma empreiteira para executar a obra. No fim ganhou a cidade e claro a população”.

 

LINK RELACIONADO: CAU/AM NA MÍDIA 

 

TV AMAZONAS: Projeto ‘Calçada Legal’ lança vídeo e dá início a ações em Manaus

 

G1 AMAZONAS: Projeto ‘Calçada Legal’ lança vídeo e dá início a ações em Manaus

 

Publicado em 09/11/2015. Fonte: CAU/AM

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Uma resposta

  1. A valorização do espaço urbano é fundamental todos estão de parabéns.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Fórum de Presidentes do CAU/BR cumpre extensa pauta em Belo Horizonte (MG)

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo